14/08/2019 às 15:55, atualizado em 14/08/2019 às 18:44

Fonte símbolo do Varjão é revitalizada e vira ponto de encontro

Localizado na entrada da região administrativa, chafariz traz de volta a sensação de bem-estar aos moradores

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

Devidamente revitalizada, fonte virou ponto de encontro de moradores e transeuntes | Foto: Tony Oliveira / Agência Brasília

Quem conhece o Varjão sabe que o cartão postal da região administrativa é a fonte na entrada da cidade. O chafariz foi construído no segundo semestre de 2013 e custou, na época, R$ 120 mil – recurso do tesouro distrital. A ideia era deixar uma marca registrada para o lugar, e assim foi feito.

Administradora do Varjão, Nair Queiroz conta que o local estava desativado quando ela assumiu a função. “Encontramos essa fonte suja, sem tratamento de água e com motor queimado. E então eu pensei: por que não tornarmos a fonte uma área de que as pessoas pudessem se orgulhar e usufruir?”, indaga.

Desde então, semanalmente a administração realiza manutenção e serviços como tratamento de água e lavagem de todo o local. Um dos objetivos é evitar o mosquito da dengue. Entretanto, é importante que a comunidade se conscientize e também cuide do espaço.

Morador do Varjão, Telmo Vaske ressalta a importância do espaço para os moradores. “A fonte de água é o nosso ponto de referência. Sempre tem gente aqui em volta. Eles batem foto e aproveitam a praça. O ambiente está muito agradável. Eu sou fã do Varjão, e aqui antigamente não era cuidado dessa forma”, diz o comerciante de 57 anos.

Mais uma moradora satisfeita é Marli Almeida, 32 anos, que aproveita para se exercitar nas proximidades do local. “Eu adoro fazer meus exercícios aqui. E o espaço nunca esteve tão bem cuidado quanto está agora”, conta. “Além disso, é nosso ponto de referência e não dá para ter um ponto de referência sujo e criadouro de mosquito da dengue.”