14/08/2019 às 19:23, atualizado em 14/08/2019 às 20:01

GDF Presente realiza recapeamento em principal via de São Sebastião

Reparos vão impedir infiltração em períodos de chuva. Objetivo é dar condições de trafegabilidade e anular o risco de acidentes

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

Desníveis na pista causavam acidentes e transtornos para a trafegabilidade | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Uma obra executada pelo GDF Presente nesta quarta-feira (14) trouxe alívio a frequentadores da Região Administrativa de São Sebastião. Trata-se do reparo de uma via localizada na entrada da cidade (em frente ao bairro Morro Azul) que havia sido construída, há alguns anos, ao lado de uma bacia de contenção, o que ocasionava escoamento de água pelo local. O resultado foi a formação de vários desníveis na pista, o que causava acidentes e transtornos para a trafegabilidade. Agora o problema faz parte do passado.

Coordenador de Licenciamento e Obras da Administração de São Sebastião, Ataliba Rodrigues Pereira explica a causa dos problemas no local. “Essa pista foi construída sem o rebaixamento do lençol freático e aqui ao lado nós temos uma mina, ou seja, nos períodos chuvosos a água acaba escoando e infiltra toda a área. Por isso acontecem os desníveis”, relata Ataliba.

Diante da urgência em atender à população, o GDF Presente e a Administração Regional de São Sebastião se mobilizaram e iniciaram as obras de reparo de desnível da pista. Foi disponibilizada pela Novacap uma fresadora, equipamento utilizado na retirada de pavimento degradado, além de três caminhões-caçamba, um rolo compactador e mais de 30 toneladas de massa asfáltica.

Expectativa é de que trabalhos sejam concluídos em dois dias | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Onze homens também estão trabalhando em caráter de urgência para entregar a pista em boas condições. A previsão é de que em apenas dois dias o recapeamento seja concluído.

Satisfeito em ver o andamento dos reparos, o empresário e morador da região Dio Clessiano Machado de Araújo, 48 anos, elogia o trabalho. “Esse governo tem uma coisa muito diferente. Ele é mais presente na questão de melhorias, pavimentação e conserto. É disso que nós precisamos: serviços que tenham mais consistência e longevidade. São ações pontuais, mas que estão fazendo a diferença para nós”, afirma.

Já Lucas Rocha Vieira, 28 anos, também morador de São Sebastião, fala sobre a insegurança a que a comunidade estava exposta. “Aqui ficou muito perigoso. Há poucos dias aconteceu um acidente sério envolvendo uma carreta. Essa obra é mais que necessária para nos devolver a tranquilidade”, conta Lucas.

GDF Presente

Em média, todos os meses a Administração de São Sebastião recebe, por meio da Novacap, cem toneladas de massa asfáltica que é produzida pela própria empresa pública. Junto com o material necessário para a mão de obra entra a equipe e o maquinário do GDF Presente, além da estrutura da própria administração regional. Além de conferir mais agilidade ao trabalho, a parceria entre os órgãos resulta em economia aos cofres públicos.