14/08/2019 às 17:07, atualizado em 14/08/2019 às 18:50

Novacap inicia ação preventiva nas galerias de drenagem do Lago Paranoá

Projeto-piloto visa manutenção e combate ao despejo irregular

Por Agência Brasília *

Foto: Divulgação

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) iniciou nesta semana uma série de vistorias nas galerias de lançamento da rede de drenagem pluvial ao Lago Paranoá. O objetivo é realizar a manutenção preventiva do sistema de escoamento e diminuir o despejo de resíduos, principalmente com a chegada das primeiras chuvas.

A Assessoria de Meio Ambiente (Asmam) da Novacap realizou um plano de monitoramento que irá vistoriar as 16 galerias de lançamento na bacia do lago. “Queremos nos antecipar aos problemas evitando qualquer contaminação por resíduos e graxas que são jogados de forma irregular nas bocas de lobo espalhadas pela cidade”, explica o presidente da Novacap, Candido Teles.

A ideia é realizar duas vistorias por semana e a previsão é de que até o final do ano todas as galerias estejam em boas condições. “Nossa equipe irá avaliar também as condições físicas desses lançamentos, se estão rompidos, faltando rejuntes, sem tampas nos poços de visita, se estão obstruídos com entulhos, entre outras situações”, pontua Candido.

Após cada vistoria será produzido um relatório em que os pequenos reparos estruturais serão realizados pela própria equipe da companhia. “É importante nos anteciparmos aos possíveis problemas, evitando perdas, diminuindo custos e produzindo benefícios ambientais. Não podemos esquecer que hoje o lago também é usado para abastecimento público”, ressalta.

O presidente da Novacap destaca ainda que esse é um projeto-piloto e pode ser expandido para outras regiões do DF que têm lançamento da rede de drenagem em córregos e rios do Distrito Federal.  “Essa atenção maior para o Lago Paranoá é devido à captação de água para consumo. A nossa equipe definiu começar antes do período da chuva para antecipar as situações que possamos encontrar. Como é um projeto-piloto, qualquer situação que for verificada vamos adaptando para outras vistorias”, finaliza.