15/08/2019 às 15:48

Codeplan assina contrato para coleta de dados da Pmad

Pesquisa fará um desenho das condições socioeconômicas de moradores de 12 municípios da Periferia Metropolitana de Brasília

Por Agência Brasília *

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) assinou contrato com a empresa MK Pesquisa e Planejamento para prestação de serviço de coleta de dados no âmbito da Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (Pmad). O extrato do documento foi publicado nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial do DF.

O serviço prevê entrevistas com preenchimento presencial e eletrônico de questionários em domicílios urbanos localizados em 12 cidades goianas periféricas ao Distrito Federal, todas englobadas pela Periferia Metropolitana de Brasília (PMB). São elas: Águas Lindas de Goiás; Alexânia; Cidade Ocidental; Cristalina; Cocalzinho de Goiás; Formosa; Luziânia; Novo Gama; Padre Bernardo; Planaltina; Santo Antônio do Descoberto; Valparaíso de Goiás.

De acordo com o edital de licitação, a execução dos serviços de coleta de dados da Pmad terá início 60 dias corridos após a assinatura do contrato, que ocorreu em 12 de agosto de 2019. Nesses período haverá treinamento de equipes e uma pesquisa-piloto de validação do questionário.

Entrevistas

Logo depois desse procedimento, a empresa inicia efetivamente a coleta dos dados junto aos moradores. Nessa etapa, a Codeplan realizará paralelamente os serviços de checagem de campo, quando é verificada a qualidade dos serviços contratados.

A terceira etapa consiste na realização, também por parte da Codeplan, dos trabalhos de verificação de consistência dos dados coletados, desagregados por município. Também são realizadas nesta fase a expansão da amostra e as tabulações e ilustrações gráficas.

Já na última fase a Codeplan irá elaborar um relatório de resultado da pesquisa contendo análises técnicas comparativas, descrição dos perfis das características socioeconômica dos moradores dos 12 municípios pesquisados e das condições de moradia da população. A divulgação dos resultados da Pmad está prevista para o início de 2020.

 

* Com informações da Codeplan.