20/08/2019 às 17:33, atualizado em 20/08/2019 às 17:37

Fórum Voluntariado em Ação tem inscrições abertas até dia 27 de agosto

“O trabalho voluntário não só agrega valores importantíssimos às instituições, mas também enriquece a sociedade com cidadãos mais conscientes e com valores mais verdadeiros e solidificados”, diz Gustavo Rocha

Por Agência Brasília *

Interessados em participar do Fórum Voluntariado em Ação podem se inscrever gratuitamente até terça-feira (27/8) pela internet. O fórum é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), coordenado pela Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial.

O evento será realizado no Dia Nacional do Voluntariado (28/8). Na lista temática dos debates, um conjunto de ações e dispositivos destinados ao fomento, desenvolvimento e valorização do serviço voluntário, não remunerado, no âmbito da administração pública do Distrito Federal e de sua relação com os cidadãos, as organizações sociais, as empresas sociais e os projetos sociais de instituições de direito privado.

Entre os propósitos do fórum está o de fortalecer a cultura de solidariedade, de cidadania e de pertencimento, em que o cidadão exerça sua condição de protagonista no desenvolvimento da cidade. A ideia é fomentar o trabalho voluntário concomitantemente com causas de impacto social.

Para o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, “o trabalho voluntário não só agrega valores importantíssimos às instituições, mas também enriquece a sociedade, que recebe em troca cidadãos mais conscientes e com valores internos mais verdadeiros e solidificados”.

Pioneirismo

“O Distrito Federal foi pioneiro em lançar um programa de governo específico para somar esforços de todas as esferas do setor público, do terceiro setor e da iniciativa privada em prol de estimular e fomentar o trabalho voluntário. Queremos transformar o DF na capital da solidariedade e da cidadania”, afirmou o subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Sejus, Juvenal Araújo.

O voluntariado é reconhecido em duas modalidades: o voluntariado social e o voluntariado profissional, esse último viabilizando o trabalho de profissionais em suas respectivas áreas de formação, tornando a participação mais efetiva e de acordo com áreas afins.

Programação

Na programação consta apresentação do Programa do Voluntariado em Ação – Métricas, às 14h. Em seguida, participação cidadã com voluntários profissionais e voluntários sociais. Logo após organizações de sociedade civil tratarão do tema Ações de Impacto Social, às 15h.

No segundo bloco haverá interlocução na definição das Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS), às 15h30. Em seguida, o tema será Voluntariado Corporativo/Empresarial, às 16h, seguido da premiação.

O fórum acontece dia 28, das 13 às 17 horas, no auditório do Memorial JK. Inscrições gratuitas: http://abre.ai/sejus.

Jovens Candangos

A Sejus, por meio da Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial, em parceria com o Instituto BRB, apresentará aos jovens candangos, no próximo dia 21, uma palestra sobre educação financeira que está dentro do cronograma de ações do Programa do Voluntariado em Ação e do Dia Nacional do Voluntariado.

O projeto tem como principal objetivo desenvolver maneiras de amenizar os problemas causadores da vulnerabilidade e da exclusão social em regiões de alta vulnerabilidade. A faixa etária é de 14 a 18 anos.

O evento tem início às 9 horas, no Obras Sociais C.E.F Jerônimo Candinho Quadra 12, área reservada nº 3, em Sobradinho (DF).

 

* Com informações da Secretaria de Justiça.