27/08/2019 às 13:16, atualizado em 27/08/2019 às 13:59

Encontro dá a largada para o 1º Fórum do Voluntariado

Durante uma reunião com lideranças, primeira-dama do DF, Mayara Noronha, falou sobre a importância da solidariedade

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Durante encontro com lideranças, a primeira-dama Mayara Noronha destacou a importância do voluntariado | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Na manhã desta terça-feira (27), a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, participou de um encontro para lideranças do Portal do Voluntariado do DF. A reunião serviu como ponto de partida para o 1º Fórum do Voluntariado em Ação, a se realizar na quarta-feira (28), no Memorial JK, entre as 13h e as 17h.

O fórum é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), coordenado pela Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial. O Portal do Voluntariado, por sua vez, busca criar condições, estabelecer recursos e procedimentos para fomentar e promover a ação de voluntários no Distrito Federal com instituições que precisam de ajuda.

“Tenho a missão de estimular ao máximo a solidariedade”, declarou Mayara. “Sozinhos, não conseguimos nada, mas, se unirmos forças, conseguimos muito. Não poderia viver sem me debruçar na causa do voluntariado. Aquele que oferece ajuda é mais feliz do que aquele que recebe.”

Madrinha do programa, Carminha Manfredini – irmã do compositor e vocalista do Legião Urbana, Renato Russo (1960-1996) – destacou as ações para as quais o evento chama atenção: “Voluntário é, antes de tudo, o coração. Esse é um projeto lindíssimo, e tenho certeza que faremos um grande trabalho”.

Trabalho

O fórum discutirá um conjunto de ações e dispositivos destinados ao fomento, desenvolvimento e valorização do serviço voluntário, não remunerado, no âmbito da administração pública do Distrito Federal e de sua relação com os cidadãos. Também estarão envolvidas as organizações sociais, bem como empresas sociais e projetos sociais de instituições de direito privado.

O objetivo do 1º Fórum do Voluntariado em Ação é fortalecer a cultura de solidariedade, de cidadania e de pertencimento, incentivando o cidadão a exercer sua condição de protagonista no desenvolvimento da cidade e incrementando o trabalho voluntariado concomitantemente com causas de impacto social.

A pauta do evento tem sido um tema constante na agenda de Mayara Noronha. Recentemente, ela se encontrou com Michelle Bolsonaro, esposa do presidente da República, Jair Bolsonaro. Um dos temas da reunião foi justamente o Portal do Voluntariado. Na ocasião, elas discutiram formas de promover e integrar a iniciativa local com  o programa Pátria Voluntária, organizado pelo governo federal.

Portal do Voluntariado

O Portal do Voluntariado busca criar condições, estabelecer recursos e procedimentos para fomentar e promover a ação de voluntários no Distrito Federal junto a instituições que precisam de ajuda.

[Numeralha titulo_grande=”22.726″ texto=”Número de pessoas inscritas no Portal do Voluntariado” esquerda_direita_centro=”direita”]

A ferramenta permite que os participantes se conheçam, troquem experiências, divulguem suas ações e encontrem os projetos de governo e das entidades que melhor se encaixam com o seu perfil e disponibilidade de horário.

Hoje, estão cadastrados no site 22.726 voluntários, 398 projetos e ações, 65 campanhas e doações e 121.951 oportunidades de trabalho voluntariado. Conheça mais sobre o assunto na página do programa.