27/08/2019 às 17:10

Encontro de Gestantes integra ações do Agosto Dourado

Evento está programado para esta quinta-feira (29), no Hospital Regional da Asa Norte, e tem como foco o aleitamento materno

Por Agência Brasília *

No mês em que se celebra o Agosto Dourado, o foco do Encontro de Gestantes no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), que acontece nesta quinta-feira (29), é o aleitamento materno. Grávidas de todo o Distrito Federal estão convidadas a participar do evento, no auditório da unidade.

 “Participamos com o objetivo de reforçar o envolvimento da família na amamentação”, afirma a chefe do Núcleo de Banco de Leite Humano do Hran, a enfermeira Soyama Brasileiro. Ela destaca que o encontro pode ajudar a fortalecer os laços entre as mulheres e seus acompanhantes, além de orientar para a forma correta de amamentar o bebê.

“Muitas mulheres precisam saber como manejar o leite e posicionar o bebê de forma a não ferir o mamilo”, explica Soyama. “Tendo vivenciado, ou não, experiências positivas ou negativas, cada recém-nascido passa por um momento diferente no aleitamento materno.”

Troca de ideias

Enfermeiras e residentes de enfermagem do centro obstétrico, da maternidade e do banco de leite do Hran conduzirão o encontro. Psicólogos e assistentes sociais também compõem o grupo. Recomenda-se levar a caderneta da gestante para o evento.

A abordagem dos temas é realizada de maneira didática. “Não costumamos promovê-lo em forma de palestra ou curso, mas procuramos buscar o diálogo, a troca de ideias”, explica a enfermeira obstetra Alinne Martins.

“Por ser o mês de agosto, vamos dar enfoque à amamentação – sua importância para mães e bebês, os fatores que interferem e os problemas que aparecem nesse período”, enumera Alinne. O encontro possibilita minimizar as dúvidas, “além do fator ansiedade nesse momento tão especial da gestante”, complementa.

Agosto Dourado

Com o slogan “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro!”, a campanha visa conscientizar pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno.

Arte: Danielle Freire/SES

* Com informações da Secretaria de Saúde