27/08/2019 às 14:51

Profissionais envolvidos na Conferência Distrital de Saúde recebem moção de elogio

Homenagem foi entregue por representantes do Conselho de Saúde do DF

Por Agência Brasília *

Gestores, servidores e usuários da rede pública de saúde receberam, nesta terça-feira (27), moções de elogio do Conselho de Saúde do DF. A homenagem teve como foco o trabalho desempenhado na 10ª Conferência Distrital de Saúde, realizada em junho. “A moção de elogio está pautada em alguns adjetivos importantes”, destacou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto. “A pessoa precisa ser eficiente, competente e dedicada no que faz. Cada um de vocês, dentro de cada função que lhes foi dada, teve competência, eficiência e muita dedicação. Parabenizo a todos”.

Okumoto também recebeu a moção, entregue pela presidente do Conselho de Saúde do DF, Lourdes Piantino, que declarou: “Vimos o esforço que foi fazer essa conferência de saúde acontecer nas regionais. É um trabalho muito importante, não só para o Sistema Único de Saúde, mas para a Saúde do DF. Quero parabenizar cada um que participou com responsabilidade e compromisso da construção da 10ª Conferência”. O secretário-adjunto de Gestão, Sérgio Luiz Costa, igualmente foi homenageado.

Saúde pública

Organizada pelo Conselho de Saúde do DF, a 10ª Conferência Distrital de Saúde teve como objetivo discutir os rumos da saúde pública local, com apresentação de propostas elaboradas nas sete regiões do setor para melhorar o SUS. No evento, foram escolhidos delegados para representar o DF na 16ª Conferência Nacional de Saúde.

As conferências de saúde têm como base a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS. De acordo com a lei, as conferências devem se realizar a cada quatro anos, com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação da saúde e propor as diretrizes para a formulação de políticas nos níveis correspondentes.

* Com informações da Secretaria de Saúde