28/08/2019 às 11:23, atualizado em 28/08/2019 às 11:53

GDF e governo federal integram ações no Dia Nacional do Voluntariado

Alinhamento de projetos nos âmbitos local e nacional busca promover e unir a cultura da solidariedade entre administração pública e entidades privadas

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

GDF e governo federal fazem parceria para incentivar o voluntariado. Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e a primeira-dama, Mayara Noronha, participaram da cerimônia de comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, nesta quarta-feira (28), no Palácio do Planalto. Durante o ato, com presença do presidente Jair Bolsonaro e de sua esposa, Michelle Bolsonaro, foram assinados acordos de cooperação que versam sobre o programa Ação Voluntária, do governo federal.

Na ocasião, Bolsonaro assinou decreto que prevê a licença para capacitação de servidores públicos federais para realização de cursos conjugados com atividades voluntárias. Vinculado ao Ministério da Cidadania, o Pátria Voluntária é presidido por Michelle Bolsonaro.

“O programa Pátria Voluntária tem potencial muito grande de dar um pouco de carinho a essas pessoas que estão tão sofridas nesse momento de dificuldade que passa nosso país”, disse Ibaneis Rocha durante o evento.

O chefe do Executivo também abriu as portas do DF para ações conjuntas com o governo federal. “Quero fazer de Brasília um laboratório para as belas iniciativas. Temos aqui todas as experiências. Saímos do Pôr do Sol e Sol Nascente, na extrema pobreza, e chegamos aqui no Plano Piloto e Lago Sul com as maiores rendas do país. Aqui podemos implantar qualquer experiência exitosa, seja de voluntariado, seja de assistência social”, afirmou.

No âmbito do Distrito Federal, o governo promove nesta quarta (28) o I Fórum do Voluntariado em Ação, no Memorial JK, entre 13h e 17h. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), tem como objetivo discutir e propor ações e dispositivos destinados ao fomento e valorização do serviço voluntário não remunerado na capital. Fortalecer essa cultura no DF é outra missão do Fórum.

União
Projetos de voluntariado têm sido uma pauta convergente entre a primeira-dama do DF e Michelle Bolsonaro. Na terça (20), elas se reuniram e conversaram sobre como integrar o GDF e a União nas ações sobre o tema.

Ainda no DF, há de se destacar o Portal do Voluntariado, ferramenta que permite os usuário se conhecerem, trocarem experiências e projetos de governo e entidades que se encaixem no perfil de disponibilidade de horário dos interessados. Com mais de 22 mil cadastrados, o programa conta com 400 projetos e ações e 67 campanhas e doações.