28/08/2019 às 17:04, atualizado em 28/08/2019 às 18:45

Primeira-dama visita Casa da Criança em Taguatinga e faz doação de alimentos

Em mais uma ação do Dia Nacional do Voluntariado, Mayara Noronha conheceu instituição que ampara crianças e adolescentes em medidas protetivas de acolhimento

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Dando continuidade às ações do Dia Nacional do Voluntariado, a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, visitou na tarde desta quarta-feira (28) uma das unidades da Casa da Criança Batuíra, em Taguatinga. A ida à instituição foi reforçada pela doação de alimentos, em ação integrada com o governo federal, por parte do Ministério da Defesa – responsável pela arrecadação dos donativos.

Criada em 1980, a Casa da Criança Batuíra ampara 50 crianças e adolescentes em medidas protetivas de acolhimento. Mayara Noronha conheceu o espaço e conversou com as crianças que moram no local e os funcionários. “A humanidade só é feliz quando é solidária. É uma via de mão dupla. Nós ajudamos quem está precisando e nos ajudamos. Quem estende a mão nunca mais será a mesma pessoa, ela se transforma”, disse Mayara Noronha durante a visita.

Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

Pela manhã, Mayara Noronha e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participaram da cerimônia de comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, no Palácio do Planalto. Durante o ato, com presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro e de sua esposa, Michelle Bolsonaro, foram firmados acordos de cooperação que versam sobre o programa Pátria Voluntária, do governo federal.

Na ocasião, Bolsonaro assinou decreto que prevê a licença para capacitação de servidores públicos federais para realização de cursos conjugados com atividades voluntárias. Vinculado ao Ministério da Cidadania, o Pátria Voluntária é presidido por Michelle Bolsonaro.

No âmbito do Distrito Federal, o governo promoveu nesta quarta (28) o I Fórum do Voluntariado em Ação, no Memorial JK. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), tem como objetivo discutir e propor ações e dispositivos destinados ao fomento e valorização do serviço voluntário não remunerado na capital. A primeira-dama do DF também compareceu ao evento.

Integração

Projetos de voluntariado têm sido uma pauta convergente entre a primeira-dama do DF e Michelle Bolsonaro. Na terça (20/8), elas se reuniram e conversaram sobre como integrar o local e a União.

“Conseguimos casar os projetos do GDF e do governo federal. Por ela [Michelle Bolsonaro] ser daqui do DF resolvi procurá-la pedindo apoio. Ela foi super receptiva e deu certo. Resolvemos fazer essa ação conjunta, o governo federal fez a maior parte da arrecadação dos donativos e eu fiz a entrega aqui [na Casa Batuíra] a pedido da Michelle Bolsonaro”, explica.

Ainda no DF, há de se destacar o Portal do Voluntariado, ferramenta que permite os usuário se conhecerem, trocarem experiências e projetos de governo e entidades que se encaixem no perfil de disponibilidade de horário dos interessados. Com mais de 22 mil cadastrados, o programa conta com 400 projetos e ações e 67 campanhas e doações. Juntos, eles geraram mais de 120 mil oportunidades.

A ferramenta proporciona o encontro entre voluntários, organizações da sociedade civil e governo. O site existe há três anos e agora faz parte do Voluntariado em Ação, que impulsionou os acessos à ferramenta tanto das instituições, que usam o site para divulgar seus projetos, quanto dos voluntários, que podem cadastrar seus dados e as áreas de interesse de atuação.