29/08/2019 às 16:34, atualizado em 29/08/2019 às 16:37

Águas Emendadas terá blitz educativa contra queimadas nesta sexta-feira

Motoristas serão alertados sobre a proibição e os perigos da queima de lixo e de resto de poda, principais causas de incêndio no DF

 

Por Agência Brasília *

Trinta alunos do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, de Planaltina, participam, nesta sexta-feira (30/8), da última blitz de prevenção aos incêndios florestais de 2109. A mobilização ocorrerá das 8h às 12h, no Posto Itiquira, na BR 020, km21, em Planaltina-DF.

Na região, se localiza a Estação Ecológica de Água Emendadas – que, no ano passado, se tornou o sexto lugar do mundo e o primeiro da América Latina a receber o Escudo de Água e Patrimônio do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos-Holanda).

O objetivo é conscientizar e alertar os motoristas sobre a proibição e os perigos da queima de lixo e de resto de poda, principais causas de incêndio florestal no DF

O trabalho executado pelo grupo executivo do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Distrito Federal (PPCIF) é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). As blitze realizadas a partir de março ocorreram em áreas de preservação mais vulneráveis ao fogo no DF.

As ações contam com a participação da Sema, Ibram, IBGE, JBB, Marinha, Aeronáutica, BPMA, CBMDF, Ibama, ICMBio, PRF, Caesb e 30 alunos do CEF Nossa Senhora de Fátima.

Entre as ações coordenadas pela Sema em 2019 para ajudar na conservação do Cerrado e da qualidade de vida da população do Distrito Federal estão  a realização de campanha publicitária em redes sociais e canais de rádio e TV; de 500 quilômetros de aceiros na APA Gama-Cabeça de Veado e em parques do DF e a contratação de 100 brigadistas. 

Além da instalação de reservatórios, totalizando mais de 140 mil litros, na pista de pouso e decolagem de aviões do Corpo de Bombeiros na Floresta Nacional de Brasília, Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília e Área Alfa da Marinha.

* Com informações da Secretaria de Meio Ambiente