29/08/2019 às 15:34, atualizado em 29/08/2019 às 16:07

Lançado o Sistema Interligado de Bibliotecas do DF

Ferramenta de busca, que ficou mais eficiente, já está funcionando em 28 unidades e pretende interligar 700

Por Agência Brasília *

As secretarias de Cultura e Economia Criativa (Secec) e de Educação (SEE) lançaram, nesta quinta-feira (29), o Sistema Interligado de Bibliotecas do Distrito Federal. Operado pelo software neozelandês Koha, de código aberto, o sistema começou a funcionar com 28 bibliotecas e pretende interligar 700 – entre as públicas, as escolares e as escolares comunitárias.

O evento, na Biblioteca Nacional de Brasília, reuniu mais de 150 pessoas, entre gestores das pastas, servidores das duas secretarias e de outros equipamentos, além do público que frequenta o espaço. “Museus e outros equipamentos são importantes, mas bibliotecas custam muito menos, têm mais capilaridade e geram uma coisa fundamental, que é mobilidade social”, destacou o subsecretário do Patrimônio Cultural da Secec, Cristian Brayner, que fez uma apresentação da ferramenta de busca que o sistema possibilita.

Acervo

 “Este é um exemplo da forma de trabalhar do governo Ibaneis, que congrega o trabalho coletivo para entregar à população o melhor serviço ao menor custo”, comemorou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Adão Cândido. Ele lembrou que as bibliotecas do DF reúnem hoje um acervo de 900 mil títulos, número que, segundo sua estimativa, deve chegar a 1 milhão até o fim do ano.

“Educação hoje é para a vida inteira”, ressaltou o subsecretário de Educação Básica, Hélder Ricardo Vieira, que aproveitou para valorizar o trabalho da Subsecretaria de Tecnologia e Inovação da Educação, responsável por elaborar o sistema de pesquisa. “Esse sistema beneficia toda a sociedade e é fruto de boa vontade e de trabalho.”

[Olho texto=”Esse sistema beneficia toda a sociedade e é fruto de boa vontade e de trabalho” assinatura=”Hélder Ricardo Vieira, subsecretário de Educação Básica” esquerda_direita_centro=”direita”]

Economia

Representando o GDF, a vice-primeira-dama, Ana Paula Hoff, também elogiou o Sistema Interligado de Bibliotecas do Distrito Federal: “Isso mostra que o governo é um só, trabalhando para todos. Estou encantada com a sinergia entre as secretarias e o alcance da iniciativa”.

O sistema vai gerar uma economia de aproximadamente R$ 458 mil para a Secec e a SEE, que não precisarão investir em infraestrutura de tecnologia da informação (TI) e capital intelectual para fazer a catalogação dos acervos das bibliotecas escolares e públicas. O trabalho será gerido pela Biblioteca Nacional de Brasília, que coordena outros 25 equipamentos.

O acervo pode ser consultado no site do Sistema Integrado de Bibliotecas do Distrito Federal.

* Com informações da Secec