01/09/2019 às 15:12, atualizado em 01/09/2019 às 18:28

Região Administrativa do Jardim Botânico faz 15 anos

Vice-governador Paco Britto corta o bolo e fala das melhorias para a cidade

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília*

A região administrativa do Jardim Botânico debuta, neste domingo (1°), com direito a bolo e diversas atrações.  Em nome do governador Ibaneis Rocha, o vice-governador, Paco Britto, participou da festa realizando o corte simbólico do bolo ao som dos parabéns cantado pela comunidade e por autoridades. A abertura oficial foi realizada com a execução do Hino Nacional Brasileiro, cantado à capela por Hilda Severo, além das apresentações da Banda Mirim da Escola Master e do coral da igreja batista da região.

Paco Britto, acompanhado da esposa Ana Paula Hoff, lembrou que o Governo do Distrito Federal tem buscado o resgate da qualidade de vida da cidade por meio de diversas ações como, por exemplo, o GDF Presente. “Estamos trabalhando para entregar à cidade obras e melhorias como o estacionamento da comercial; a feira do produtor; a construção e a reforma de calçadas”, pontuou Paco.

[Olho texto=”Estamos trabalhando para entregar à cidade obras e melhorias como o estacionamento da comercial; a feira do produtor; a construção e a reforma de calçadas” assinatura=”Paco Britto, vice-governador” esquerda_direita_centro=”esquerda “]

Para comemorar a data, a Administração Regional do Jardim Botânico, em parceria com o Movimento Comunitário do JB, empresários e moradores, realiza durante todo o dia diversas atividades. Pela manhã, foi realizado o festival infantil de futsal e, em seguida, um culto ecumênico. No decorrer do dia, a comunidade contará com exposições, feiras, apresentações de danças e musicais, entre outras atrações.

A gerente de Lan House, Rosana Matos, 63 anos, moradora há 28 anos da região, levou filhos e genro para a festa. “A comemoração está linda. Ultimamente, a administração é boa, organizada. Mas antes era um Deus dará. Então temos que comemorar mesmo esses 15 anos, pois antes tinha administração, mas não resolvia nada. Hoje, temos interação”, opinou.

O Administrador do Jardim Botânico, João Carlos Lóssio, conta que todo o planejamento da festa dos 15 anos foi realizado em parceria com os moradores, sem recurso público. “Contamos com uma comunidade muito participativa e que sempre nos ajuda”, ressaltou Lóssio.

[Numeralha titulo_grande=”2004″ texto=”É o ano que o Jardim Botânico se tornou região administrativa” esquerda_direita_centro=”direita “]

O administrador reforçou que o GDF tem se empenhado e trabalhado para garantir que as melhorias e demandas da população sejam atendidas. “Desde o início do ano, temos recebido ações por meio de projetos de destaque do governo, como o SOS DF e o GDF Presente. Várias novidades estão sendo planejadas para o Jardim Botânico”, afirmou Lóssio.

Também participaram do evento os secretários José Humberto Pires (Governo); Gustavo Aires (Cidades); Severino Cajazeiras (Atendimento à Comunidade); Marcelo Cunha (adjunto da Casa Civil); o subsecretário Mobiliário Urbano, Cleber Monteiro; o vice-presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, coronel Washington Lima; o deputado distrital, Daniel Donizete; líderes religiosos e comunitários e empresários.

A festa se estenderá até o fim do dia. A comunidade poderá ainda conhecer e comprar produtos das feiras de artesanato e do mel, além de apreciar exposições locais, como a do Jardim Zoológico – animais empalhados e teatro de fantoches – e do Jardim Botânico de Brasília – doação de sementes e minhocário. Exposições de obras de arte, de orquídeas, de carros e bicicletas antigos também são atrações do dia.

História

O Decreto 20.881 de 1999 criou o Setor Habitacional Jardim Botânico. Três anos mais tarde, em 2002, o Governo do Distrito Federal, por meio da Lei nº 2.786, criou a Gerência da Região dos Condomínios, ligado à Administração Regional do Lago Sul. Em 2004, pela Lei 3.435, a Região Administrativa XXVII foi oficialmente constituída. Atualmente, a administração regional atende 52 condomínios. Hoje, a cidade abriga mais de 70 mil habitantes.

*Com informações da Administração do Jardim Botânico.