Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/09/2019 às 15:12, atualizado em 04/09/2019 às 15:16
Esportistas da cidade conquistam o título geral do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem
Com 17 remadores paralímpicos, Brasília esteve muito bem representada no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, competição realizada entre 29 de agosto e 1º de setembro na capital federal. Os atletas de paracanoagem do Distrito Federal conquistaram 23 medalhas, das quais dez de prata e 13 de bronze, resultado que deu à Associação Caiakagem de Canoagem (ACkC Brasília) o título geral da competição.
Nas últimas cinco edições a competição teve Curitiba como palco. Realizar o evento em Brasília, diz o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Cruz, foi um desafio. “O objetivo é transformar o Lago Paranoá numa grande arena esportiva. O lago tem uma beleza natural e é muito propício para a prática de modalidades aquáticas. O evento também é fundamental para fomentar a canoagem e a paracanoagem no Distrito Federal. Este é o principal legado deste evento”, defendeu.
Foram destaques individuais na competição os atletas Uilian Ferreira e Kássia Gomes, que conquistaram quatro medalhas cada, além de Luciano Lima. Remador experiente – ostenta em seu currículo um mundial de canoagem maratona, conquistado em 2017 –, Luciano hoje busca uma vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.
“Consegui dois terceiros lugares – o que foi muito bom, porque minha categoria é muito forte. Eu uso um barco inferior aos dos meus principais adversários, e agora eu consegui um barco novo que foi cedido para treinamento pela Confederação [Brasileira de Canoagem] a pedido da Secretaria de Esporte e Lazer. Ele é mais rígido, mais pesado e, com esse barco, vou conseguir competir de igual para igual com os adversários”, acrescentou Luciano, que disputa a mesma categoria do campeão mundial Luis Carlos Cardoso.
Entre as mulheres, Kássia Gomes subiu no pódio quatro vezes, com três pratas nas categorias KL1 500m, VL2 200m e VL2 500m e um bronze na KL1 200m. “As provas foram ótimas e eu ainda ajudei a equipe a pontuar. Conseguimos o primeiro lugar para o Distrito Federal”, festeja Kássia.
Para o presidente da Federação Brasiliense de Canoagem (Febracan), Rubens Pompeu, realizar o campeonato em Brasília foi fundamental para o fomento da modalidade na região. “Este campeonato foi muito importante e muito estratégico para o DF. Durante o evento a gente teve a visita de vários alunos de colégios públicos para conhecer a canoagem e tietar os atletas campeões olímpicos e mundiais. E, assim, despertar a curiosidade dessa garotada. E os atletas de Brasília ainda puderam mostrar todo o potencial nas raias. A gente está cada vez mais forte na paracanoagem, com mais de 40 medalhas que vão ficar com os nossos atletas e a ainda o título da competição. Estão todos de parabéns”, concluiu.
Confira a lista com os medalhistas de Brasília:
Danielle Marinho – bronze VL3 200 e VL3 500
Carla Camargo – bronze VL3 200m e VL3 500m
Daniele Lage – prata KL3 500m e bronze KL3 200m
Estevão Lopes – prata VL1 200m e VL1 500m
Fabrício Amorim – prata VL2 200 e VL2 500; bronze KL 2 500
Kássia Gomes – prata VL2 200 e VL 500; prata KL1 500 e bronze KL 200
Luciano Lima – bronze KL1 200m e KL1 500m
Pâmela Kessler – bronze KL3 500m
Uilian Ferreira – prata KL2 200m e KL2 500m; bronze VL3 200m e VL3 500m
* Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer