06/09/2019 às 15:34, atualizado em 06/09/2019 às 16:12

Conselho de Saúde do DF terá primeira presidente do segmento sindical

Eleita para o biênio 2020-2021, Jeovânia Rodrigues representa o Sindicato dos Odontologistas

Por Agência Brasília *

Secretário de Saúde, Okumoto parabenizou o processo de escolha do colegiado | Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

Por 21 votos a favor e seis contrários, a servidora Jeovânia Rodrigues Silva foi eleita presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal para o biênio 2020-2021. Escolhida na manhã desta sexta-feira (6), em eleição realizada no auditório do Hemocentro do DF, Jeovânia é a primeira representante do segmento sindicalista da saúde a ocupar o cargo.

“É muito emblemático. O trabalhador tem muito a contribuir”, disse Jeovânia, que representa o Sindicato dos Odontologistas do DF e é especialista em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB). “Mas é importante destacar que estar na presidência não é mais representar segmento algum. É dar voz ao coletivo. O momento é de compromisso coletivo e diálogo permanente, a partir do respeito mútuo”, frisou.

Além da presidente, também foram escolhidos os novos integrantes da mesa diretora do Conselho de Saúde. Como Jeovânia Rodrigues representa os trabalhadores, os demais membros do colegiado são o vice-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Sérgio Luiz da Costa, em nome dos gestores; e Domingos Filho e Lourdes Piantino, representante do segmento de usuários da rede pública de saúde.

Jeovânia é especialista em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília | Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

Lourdes Cabral Piantino já ocupou por duas vezes seguidas a gestão anterior do conselho, encerrada em 31 de agosto deste ano. Foi a primeira vez que o órgão foi presidido por usuário (a) da saúde pública. Até então, todos os presidentes eram membros da gestão da Secretaria de Saúde.

Posse

Presente à eleição, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, parabenizou o processo de escolha e empossou todos os membros do novo conselho, titulares e suplentes. Com mandato de quatro anos, eles foram designados para o quadriênio 2019-2023 e nomeados na edição extra do Diário Oficial do DF? desta quinta-feira (5).

“Houve [na eleição] muita harmonia, muito humor e, principalmente, a competência dessa mesa diretora, que vai nos dar a direção e o andamento para melhorar a saúde do DF, de acordo com todas as aprovações e propostas que serão deliberadas. E, logicamente, utilizadas e publicadas pela Secretaria de Saúde”, afirmou Okumoto.

Estrutura permanente

O Conselho de Saúde do DF é a instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS). De caráter permanente, tem a missão de fiscalizar, deliberar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde.

É um órgão vinculado à Secretaria de Saúde, composto por movimentos de usuários do DF, entidades trabalhistas, governo e prestadores de serviços de saúde. Na representação do conselho, os usuários têm 50% das cadeiras, enquanto gestores e trabalhadores têm 25% cada.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde