06/09/2019 às 15:15

Policlínica de Taguatinga promove curso de cuidador de idosos

Treinamento é aberto aos profissionais da saúde e à população em geral. Aulas são ministradas por uma equipe multidisciplinar

Por Agência Brasília *

Mais de 40 pessoas participaram, na Policlínica de Taguatinga, do primeiro módulo do curso de cuidador de idosos, realizado na tarde dessa quinta-feira (5). Referência em geriatria, a policlínica oferece a formação para servidores da saúde, cuidadores profissionais e população em geral. Serão realizado?s 13 encontros, com conteúdo multidisciplinar e certificação pelo Ministério da Educação.

O curso existe há mais de cinco anos e tem duas edições por ano. “Nosso público-alvo são os cuidadores dos idosos que atendemos na Geriatria da policlínica. Assim, damos o suporte necessário para que esse profissional atenda às principais necessidades de cada paciente”, destacou a enfermeira Betânia Carbonera, uma das coordenadoras da formação.

Entre os conteúdos do curso estão os cuidados básicos, prevenção de quedas, primeiros socorros, cuidados para o transporte, principais síndromes desse público e riscos de complicações. Além disso, também são fornecidas orientações sobre a adequação dos ambientes e a preparação para o quadro de morte.

Estresse
Ainda há um módulo com orientações voltadas ao alívio do estresse dos próprios cuidadores, entre outros conhecimentos.

As aulas são ministradas por uma equipe multidisciplinar, formada por geriatra, enfermeiros, fonoaudióloga, psicóloga, assistente social e outros profissionais da saúde.

Nesta edição, foram registradas 80 inscrições, que podem ingressar no curso somente até o próximo módulo, marcado para o dia 12 de setembro. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde