06/09/2019 às 17:49

Treinamento para quem vai trabalhar na eleição dos conselheiros tutelares

Os servidores interessados em ajudar na realização do processo de escolha dos conselheiros têm até esta sexta-feira (6/9) para se cadastrarem no sistema disponibilizado pela Sejus

Por Agência Brasília *

Será nos dias 14 e 15 de setembro (sábado e domingo) o treinamento para os servidores voluntários e convocados do GDF que vão trabalhar na eleição dos novos conselheiros tutelares, marcada para outubro. A ação será realizada no Teatro Pedro Calmon no Quartel General do Exército, no Setor Militar Urbano. Em breve serão divulgados os horários e a divisão das turmas.

Os servidores interessados em ajudar na realização do processo de escolha dos conselheiros têm até esta sexta-feira (6) para se cadastrarem no sistema disponibilizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), no link: http://eleicao.sejus.df.gov.br/

Haverá uma compensação com folgas pelo trabalho realizado no dia da votação e nos eventos de treinamentos e de preparação ou montagem de locais de votação. O servidor terá direito a duas folgas a cada dia trabalho em finais de semana.

Eleição

Falta um mês para o dia da votação, marcada para 6 de outubro. Nesta data, a população do DF irá escolher os 200 conselheiros tutelares que atuarão nos anos de 2020 a 2023 na garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes em cada uma das regiões administrativas, além de 400 suplentes.

Este é o momento para os cidadãos buscarem informações sobre os candidatos de sua cidade e assim possam fazer uma escolha consciente no dia da eleição. Apesar de o voto ser facultativo, a ampla participação da população é fundamental para garantir maior legitimidade de atuação dos conselheiros eleitos. Para esclarecer as dúvidas da população, segue o texto com as principais perguntas e respostas sobre a eleição.

A eleição dos membros dos Conselhos Tutelares e suplentes será realizada pelo sistema majoritário, em pleito que ocorrerá em todo o Distrito Federal, no dia 6 de outubro de 2019, das 9h às 17h. Chegada a hora do encerramento da votação e existindo eleitores, serão distribuídas senhas para garantir a votação de todos os presentes.

Estão aptos a votar os cidadãos brasileiros em pleno gozo dos seus direitos políticos, com domicílio eleitoral no Distrito Federal, cadastrados perante a justiça eleitoral até o dia 14 de junho de 2016.

* Com informações da Sejus