08/09/2019 às 11:22, atualizado em 08/09/2019 às 11:26

Concerto da Independência movimenta a Esplanada

Evento beneficente promovido pelo GDF garantiu programação musical para a população

Por Agência Brasília *

Apresentações foram acompanhadas pelo Balé Gisele Santoro | Foto: Divulgação /  Secretaria de Cultura

Celebrando o Dia da Independência do Brasil, o Governo do Distrito Federal e a Secretaria de Economia Criativa realizaram uma programação cultural aberta à população durante todo o feriado de 7 de Setembro. O palco foi a Esplanada dos Ministérios, no centro da capital federal, e o ponto alto foi o concerto a céu aberto apresentado pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS).

Com viés beneficente, o evento recebeu um número expressivo de público desde o fim da manhã e arrecadou brinquedos e livros para crianças carentes do DF, em troca de ingresso que deu direito a assentos exclusivos durante as apresentações. A campanha “Vem Brincar Comigo”, idealizada pela primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, contou com o apoio da Secretaria de Cultura do DF (Secec-DF).

A programação musical começou às 11h, logo após o tradicional desfile da Independência. Apresentaram-se no palco montado próximo à Rodoviária do Plano Piloto a Banda Imagem e a Banda 2Live, além do som eletrônico comandado por DJs, fechando a manhã. Crianças também se divertiram em uma ampla brinquedoteca inflável montada no local.

Muito aguardada pelo público, a OSTNCS, fundada em março de 1979, começou a fazer a passagem de som no início da tarde, reunindo vários fãs em expectativa para o começo do concerto. Diante de um cenário com direito a pôr do sol, o espetáculo sinfônico foi antecedido pelo Hino Nacional, emocionando o público e celebrando o feriado nacional de 7 de Setembro.

OSTNCS foi fundada em março de 1979 | Foto: Secretaria de Cultura

Regido pelo maestro Claudio Cohen, o concerto apresentou clássicos populares brasileiros especialmente selecionados para a data comemorativa, entre eles a canção “Aquarela do Brasil”. Também houve apresentação das obras “Frevo” e “Ponteio”, compostas pelo idealizador da OSTNCS, Cláudio Santoro. Essas apresentações foram acompanhadas pelo Balé Gisele Santoro.

Surpreendendo o público, que assistia atentamente à apresentação, a orquestra também executou clássicos do rock e trilhas de cinema. Claudio Cohen falou sobre o que significa celebrar um dos dias mais importantes para o Brasil em um evento gratuito para a população. “Preparamos um repertório bastante popular. Esperamos que o público se emocione com cada canção”, declarou o maestro.

Emoção

A plateia vibrou com cada canção, que valorizou a rica produção nacional e estimulou memórias afetivas ao passear por títulos imortalizados nas interpretações de grandes artistas e bandas como Beatles e Queens. Gerações inteiras de famílias apreciaram o concerto, conectando cada música a um momento de suas vidas.

Expectador emocionado, o trabalhador autônomo Marcos Oliveira relatou sua sensação de alegria diante do espetáculo. “Fico muito feliz em poder assistir a um show que transmite a riqueza da cultura e a transformação que a música causa na vida do ser humano”, afirmou.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Adão Cândido, celebrou a parceria com o GDF e enfatizou a importância da promoção de espetáculos culturais públicos aliados a ações beneficentes. “Saúdo esta parceria que possibilitou a realização desta belíssima programação em um dia tão importante aos brasileiros. Esperamos que a população tenha aproveitado cada momento da festa”, celebrou.

 

* Com informações da Secretaria de Cultura