09/09/2019 às 16:58, atualizado em 09/09/2019 às 16:59

Força-tarefa vai revitalizar o Parque do Guará 

GDF Presente chega ao Ezechias Heringer, onde já foram encontradas 51 espécies arbóreas, 72 de orquídeas e 59 de arbustos e ervas, incluindo algumas bem raras

Por Agência Brasília

O GDF iniciou na manhã desta segunda-feira (9), com a primeira reunião de trabalho, mais uma força-tarefa de revitalização e melhorias que dessa vez será voltada para o Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará. 

Segundo o presidente do Brasília Ambiental, Edson Duarte, já foram revitalizados os parques Ecológicos de Águas Claras, da Vila Varjão, do Cortado (Taguatinga) e, em fase de conclusão, o Parque Ecológico Olhos D’Água. 

“Essas parcerias são muito importantes, pois agiliza o processo de entrega das ações, com o objetivo final de oferecer maior conforto à população”, enfatizou Duarte, que também representou o secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho. 

Ezechias Heringer
Também conhecido como Parque do Guará, a unidade está localizada na QE 23, Área Especial do Guará II. Recebeu o nome em homenagem ao pesquisador que identificou diversas espécies de orquídeas em todo o território do Distrito Federal. 

A unidade visa garantir a preservação dos ecossistemas remanescentes; promover a recuperação de áreas degradadas com espécies vegetais nativas da região; proporcionar à população condições para a realização de atividades culturais, educativas e de lazer.

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Dentro da área do Parque, com um total de 306.44 hectares, passa um trecho do Córrego do Guará. Na mata ciliar de ambas as margens e áreas adjacentes já foram encontradas 51 espécies arbóreas, 72 espécies de orquídeas e 59 espécies de arbustos e ervas, incluindo espécies raras e qua

Encontro
O encontro teve a coordenação do secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, e contou com as presenças do presidente do Brasília Ambiental, Edson Duarte, da administradora do Guará, Luciane Quintana, além dos demais representantes das secretarias e parceiros da ação.

A força-tarefa parques, inserida no Programa GDF Presente, incluiu representantes de diversos órgãos do governo, como as secretarias de Meio Ambiente, de Segurança Pública, de Obras e de Cidades, Administrações Regionais, Brasília Ambiental, Novacap, SLU, Caesb, CEB, Funap, Detran, DER, DF Legal, além de lideranças comunitárias.

* Com informações do Brasília Ambiental