Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
09/09/2019 às 17:11
Ação será realizada nos dias 13 e 14 deste mês, com a oferta de vários serviços do GDF à população. Secretaria, porém, já leva, desde esta segunda-feira (9), vários projetos às escolas da cidade
A próxima parada do Programa Sejus Mais Perto do Cidadão é na Cidade Estrutural, nos próximos dias 13 e 14 de setembro, com a oferta de vários serviços do Governo do Distrito Federal (GDF) à população. Entretanto, durante toda a semana, a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), que está à frente do programa, leva diversas atividades para as escolas da cidade.
Os alunos estão sendo contemplados com ações de mobilização como o hip-hop contra as drogas, o Campeonato de Modalidades Esportivas e Concurso de Grito de Guerra Contra as Drogas, palestra sobre Racismo Religioso, Igualdade Racial e Direitos humanos, LGBTfobia, Inclusão da Pessoa com Deficiência, além de atividades lúdicas para crianças. Os diálogos com os alunos serão sobre vários temas, como os relacionados à violência, utilizando a metodologia do Projeto Maria da Penha Vai à Escola.
As ações nas escolas envolvem, ainda, contação de histórias, abordagem de temas como saúde, comunicação não-violenta, vacina (fakes e fatos), oficina de confecção de brinquedos com materiais recicláveis e costura.
Nos dias 13 e 14, em frente à sede da administração local, das 9h às 17h, a comunidade terá acesso à emissão de Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, corte de cabelo, testes de glicemia e aferição de pressão arterial. Também serão oferecidos serviços odontológicos e oftalmológicos, além de informações sobre os direitos do consumidor, sobre o idoso, música com cantores da cidade e museu de ciências naturais, entre outras atrações. Mulheres vítimas de violência atendidas pela Sejus participarão da Feira de Talentos, onde venderão seus produtos.
“Estou muito feliz com essa iniciativa, pois consegui tirar a carteira de identidade dos meus quatro filhos, sem burocracia e sem esperar tanto”, contou a moradora de São Sebastião, Erone Feitosa, 37 anos, ao lado dos filhos de 8, 11, 13 e 14 anos, que saíram vibrando com o documento na última edição do evento.
Esta é a sétima edição do programa Sejus mais Perto do Cidadão que já contemplou quase 25 mil pessoas em Candangolândia, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Brazlândia e São Sebastião. Para o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, o programa se consolidou como ação de cidadania. “É importante para as comunidades terem a oportunidade de usufruir das ações do governo. Conhecer seus direitos por meio de palestras, dos especialistas que prestam esclarecimento nos locais e do material informativo que é distribuído. É muito valioso para as pessoas serem atendidas nas suas necessidades mais básicas perto de casa. E esse programa tem esse objetivo”, disse.
Parcerias
São parceiros desta ação a Administração Regional do Scia e Estrutural e as Secretarias de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão; de Educação, Cultura e de Segurança do Distrito Federal. Serviço de Limpeza Urbana (SLU); Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); Companhia Energética de Brasília (CEB); Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF); Polícia Civil; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros Militar; Banco de Brasília (BRB); Correios; Defensoria Pública da União (DPU); Defensoria Pública do DF; Superintendência Regional do Trabalho do DF; Polícia Rodoviária Federal; Superintendência do Sistema Penitenciário; Tribunal Regional Eleitoral (TRE/DF); Receita Federal; Transporte Urbano do Distrito Federal; Instituto Nacional de Seguro Social (INSS); Justiça Federal; Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT); Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) e UniCeub.
*Com informações da Sejus