11/09/2019 às 13:02, atualizado em 11/09/2019 às 17:59

Criada Secretaria da Pessoa com Deficiência

Nova pasta, que terá como titular o deputado distrital Iolando Almeida, vai beneficiar aproximadamente 650 mil cidadãos

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha destacou: “As pessoas com deficiência do Distrito Federal atravessaram décadas lutando pela existência dessa secretaria” | Fotos: Renato Alves / Agência Brasília

O Distrito Federal ganhou oficialmente, nesta quarta-feira (11), a Secretaria da Pessoa com Deficiência, que vai funcionar na Biblioteca Nacional. A criação da pasta foi assinada pelo governador Ibaneis Rocha,no Palácio do Buriti, em cerimônia da qual também participou o vice-governador Paco Britto. No ato (veja em vídeo ao final desta matéria), foi nomeado titular da secretaria o deputado distrital Iolando Almeida.

“As pessoas com deficiência do Distrito Federal atravessaram décadas lutando pela existência dessa secretaria”, declarou o governador. “A criação dela é o primeiro passo de uma caminhada muito grande que vamos ter”. Ibaneis destacou a importância de dar um tratamento horizontal a esse público e de incluir, em todos os programas do GDF, políticas e espaços destinados às pessoas com deficiência.

“É um momento histórico para o DF”, declarou Iolando. “Gostaria de agradecer àqueles que acreditaram nesse sonho. Muitos governos passaram e não construíram a secretaria. Ela vai ficar na história do país como a primeira criada no Distrito Federal“. A secretaria beneficiará, aproximadamente, 650 mil pessoas.

A criação da secretaria foi possível após aprovação na Câmara dos Deputados. O projeto de lei que cria a pasta foi enviado pelo Executivo em 19 de agosto. Um dos objetivos da nova pasta é assegurar políticas e ações voltadas às pessoas com deficiência e atuar pelo cumprimento dos direitos e princípios estabelecidos pela política Distrital.

Expectativa

“Para nós, o primeiro passo foi dado”, comemorou o cadeirante Silvio de Souza, que, desde 1981, integra a Comissão Jovem Gente como a Gente, de Planaltina. “Parabenizamos o governo pela iniciativa, e a tendência é o movimento crescer. Acredito que os projetos que vêm para nos beneficiar vão ser aprovados mais rapidamente”.

Presidente do Movimento Habitacional e Cidadania das Pessoas com Deficiência, Sirlei Campos ressaltou que a luta dos mais de 13 mil associados é pela questão da moradia. “O que pedimos é um olhar diferenciado”, disse. “Os deficientes que moram em Brasília estão indo para o entorno porque é mais fácil do que aqui. Com a criação da secretaria, esperamos mais atenção com esse tema”.

O secretário

Militar reformado da Força Aérea Brasileira (FAB), Iolando Almeida foi eleito deputado distrital em 2018. Ele é graduado em teologia e filosofia pela Universidade Católica de Brasília e atua junto às pessoas com deficiência há mais de 30 anos, sendo essa uma de suas principais bandeiras.

Um acidente de motocicleta fez com que Iolando perdesse os movimentos do braço direito, gerando uma deficiência permanente. Foi dele a iniciativa de criação da a União Brasileira de Pessoas com Deficiências (Ubrapod).

Veja mais no vídeo: