15/09/2019 às 10:40

GDF participa de Fórum sobre Mudanças do Clima no Líbano

Secretaria do Meio Ambiente apresentou projetos do governo em relação à sustentabilidade urbana e mudanças climáticas

Por Agência Brasília *

O Governo do Distrito Federal (GDF) participou do Fórum do Comitê de Finança das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (UN Climate Change), em Beirute, no Líbano. O evento foi realizado nos dias 12 e 13 deste mês e o GDF foi representado pela subsecretária de Assuntos Estratégicos, Alessandra Andreazzi, da Secretária do Meio Ambiente (Sema). O fórum faz parte da agenda oficial da Conferência das Partes da Convenção do Clima da ONU, a COP 25, que será realizada em novembro, em Santiago, capital do Chile.

Alessandra Andreazzi apresentou as iniciativas do Distrito Federal para atender, até 2060, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. “Destacamos os programas de sustentabilidade urbana e de mitigação às mudanças climáticas realizados no âmbito do Projeto CITinova – Cidades Sustentáveis, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Projeto Brasília Capital das Águas”, explicou.

De acordo com ela, o DF se destaca cada vez mais nestes temas. “Nossa apresentação foi muito bem recebida, gerando discussões principalmente entre países da África, Ásia Ocidental e Europa Oriental, que demonstraram bastante interesse em conhecer mais as nossas iniciativas”, afirmou Alessandra.

Troca de experiências
Ao mesmo tempo, ela diz que para o GDF a troca de experiências também traz um aporte de informações. “É necessário conhecer e aprender com as iniciativas de outros países, para saber, por exemplo, como Sydney, na Austrália, e outras cidades de países com áreas de savanas, estão lidando com os desafios das mudanças climáticas e da sustentabilidade”.

O tema principal do Fórum, em 2019, foi Financiamentos para o Clima e Cidades Sustentáveis. Participaram 52 países, além dos que fazem parte da União Europeia.

*Com informações da Secretaria do Meio Ambiente