16/09/2019 às 16:24, atualizado em 16/09/2019 às 18:07

Biblioteca Nacional programa ioga para conscientizar sobre vida saudável

No próximo domingo será lançado CD para crianças; no dia 29, começam as aulas gratuitas (agora, sempre no último fim de semana do mês)

Por Agência Brasília *

Quem pratica ioga ou tem curiosidade sobre esse conhecimento milenar da Índia pode colocar na agenda dois eventos que vão movimentar a Biblioteca Nacional de Brasília nos dois próximos domingos (22 e 29). 

Ioga, na versão aportuguesada, de gênero feminino, ou yoga, na transliteração do sânscrito, língua ancestral daquela região (que mantém o artigo masculino), reforça o compromisso da BNB, como maior biblioteca pública do DF, de oferecer possibilidades de capacitação e bem-estar à população.

“O aulão que acontece no dia 29 vai se repetir sempre no primeiro domingo do mês subsequente e pretende transformar o espaço do pilotis da BNB numa área para se cultivar a saúde a partir da prática do yoga’, explica o subsecretário do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), Cristian Brayner. “Queremos incentivar no local feira de alimentos orgânicos, barracas de comida saudável e palestras sobre qualidade de vida.”

Foto: Divulgação

O aulão será dado por Jay Krsna dasa, graduado em psicologia na Universidade de Brasília, com especialização em gestalterapia, terapeuta reichiano e instrutor de yoga. Ele afirma que o yoga é uma prática que pode ser feita por qualquer pessoa, em qualquer idade, mesmo aqueles que não têm hábito de prática física ou meditativa.

O outro evento é o lançamento no próximo domingo (22) no Espaço Infantil da BNB do álbum do CantoAr, com canções para o dia a dia das crianças. 

O álbum incentiva a introdução da ioga como brincadeira, ponto de partida para a prática de assanas (posições que facilitam a respiração, fortalecem o corpo e acalmam a mente), caminho que leva com o tempo à meditação. Haverá ainda apresentação com música e canto e comidas veganas para venda.

“As nossas músicas estão embaladas pelos ensinamentos do Kundalini yoga. A inspiração inicial surgiu nos workshops para bebês e crianças até dez anos, organizados para compartilhar com mães, pais e cuidadores”, explica Nambir Kaur, nome espiritual de uma das professoras. “Não precisa pôr meu nome civil, que não uso”, diz ela. Nambir faz as posturas (assanas), acompanhada pela amiga Aline Marcimiano (Onkar Savitr), que toca violão e canta.


Serviço

CantoAr Yoga e as Aventuras Encantadas

Data: 22/09, domingo

Local: Espaço Infantil da Biblioteca Nacional de Brasília

Horário: 16h

Entrada Franca

“Yoga na BNB”

Data: 29/9, domingo aulão de abertura. Aulas abertas sempre no último domingo de cada mês

Local: Pilotis da Biblioteca Nacional de Brasília

Horário: 9h

Traga seu tapete e vista roupas leves

Entrada Franca


* Com informações da Biblioteca Nacional de Brasília