16/09/2019 às 17:18

Canal do Capão Comprido é revestido para reduzir perda de água

Infiltrações ou evaporação provocam desperdício de até 50%. Só neste ano, foram realizadas intervenções em seis sistemas de irrigação

Por Agência Brasília *

Os produtores da zona rural de Alexandre Gusmão, em Brazlândia, vão ter ajudar evitar desperdício de água no canal que leva água do Córrego Capão Comprido até a região. Com o revestimento, a vazão da água fica menor – e evitar perdas de até 50%, geralmente com infiltrações ou evaporação. A obra, que começou há aproximadamente três meses, está prevista para ser inaugurada no dia 28 deste mês.

Foto: Emater-DF

Devido a esses problemas nessa época da seca, os pequenos produtores passavam por muitas dificuldades para irrigar suas plantações. O sistema de tubulação, antigo e a céu aberto, já não garantia uma boa distribuição de água. A revitalização do canal está sendo realizada por meio de parceria entre a Secretaria de Agricultura do GDF, a Emater, Caesb e agricultores.

O extensionista Rildon Oliveira, da Emater-DF na região de Alexandre Gusmão, tem atuado no projeto e explicou que os canais de Capão Comprido e Jatobazinho se encontram na região e formam um só, beneficiando 52 propriedades. “Esse canal é um dos mais antigos. Só que não era água suficiente para atender a todos porque a perda era muito grande”, afirmou.

Para a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, esse tipo de trabalho permite que a água chegue ao produtor mesmo em períodos de seca, minimizando os efeitos negativos na produção. 

“São canais muito importantes, pois eles concorrem com o abastecimento da nossa cidade”, afirmou o secretário de Agricultura, Dilson Fonseca.

Canais de irrigação
Só neste ano, foram realizadas intervenções em seis canais de irrigação do DF, totalizando a instalação de 18,3km de tubulações de PVC, que beneficiaram aproximadamente 280 agricultores. A meta é terminar o ano com 30,5 km, atendendo a 312 produtores.

Os sistemas no Santos Dumont, Buriti Vermelho, Lamarão e Rodeador já foram concluídos. Em Tabatinga, Capão Comprido (Ramal II) e Granja do Ipê estão em andamento. A expectativa é a de que a tubulação também seja realizada nos canais de Márcia Cordeiro e Capão Comprido (Ramal I) ainda neste ano.

* Com informações da Emater-DF