17/09/2019 às 13:59, atualizado em 17/09/2019 às 14:20

#InfoDF: portal reúne dados estatísticos do DF

Com recém-lançada versão mobile e novo layout, site oferece dados sobre diversas áreas, como educação, cultura, saúde, trabalho e segurança

Por Agência Brasília *

O #InfoDF (infodf.codeplan.df.gov.br), portal desenvolvido pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), foi apresentado nesta terça-feira (17) no Salão Nobre do Palácio do Buriti. 

O portal tem por objetivo organizar, de forma sistêmica, os dados estatísticos gerados nos órgãos do GDF por meio do Sistema de Informações Estatísticas do Distrito Federal, modificado pelo decreto nº 39.993, de 06 de agosto de 2019.

Com a recém-lançada versão mobile e novo layout, é possível acessar, em poucos cliques, informações estatísticas sobre população, educação, cultura, saúde, trabalho e segurança, além de aspectos econômicos, ambientais e urbanos do DF.

O #InfoDF apresenta ainda uma área de comparativos, dados sobre a região metropolitana de Brasília, monitor do mercado de trabalho da capital e informações geográficas do Distrito Federal.

“A proposta é que a população tenha na palma da mão, no seu celular, as informações da sua região administrativa e da temática que esteja interessada. É uma ferramenta que dá acessibilidade aos dados das pesquisas para a população”, afirma o presidente da Codeplan, Jean Lima.

Indicadores
Parte dos dados é de autoria da própria Codeplan, obtidos por meio de suas pesquisas. As demais informações são cedidas pelo órgão responsável por cada indicador. Como, por exemplo, o indicador “energia”, disponibilizado pela Companhia Energética de Brasília; “água e saneamento” e “esgotos” pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal; entre outros. 

Além da organização por painéis temáticos, há a possibilidade de criação de relatórios e download de informações.

O evento de lançamento do portal contou com a presença do presidente da Codeplan, Jean Lima; do secretário de Economia, André Clemente; do secretário de Governo, José Humbert; e outros convidados.