18/09/2019 às 10:52, atualizado em 18/09/2019 às 12:47

Caps-AD promove evento de prevenção ao suicídio

No âmbito da programação do Setembro Amarelo, unidade de Sobradinho elabora ação para informar sobre os locais de ajuda e as formas de tratamento

Por Agência Brasília *

Pacientes, familiares e demais interessados terão a oportunidade de participar, nesta quinta-feira (19), do evento Viva! Ação de valorização da vida e prevenção ao suicídio, promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD) de Sobradinho. A atividade, relacionada ao Setembro Amarelo, começa às 9h e terá debates, teatro e lanches.

Segundo a gerente da unidade, Sara Sousa, o objetivo é esclarecer a população sobre os serviços de atendimento disponíveis às pessoas com ideações suicidas, além de informar mais sobre doenças comuns e ligadas à prática do autoextermínio, como a depressão.

“Vamos explicar desde a hora em que a pessoa sente vontade de se matar até onde procurar ajuda”, conta Sara. “Tem um número para o qual o paciente pode ligar e conversar com os psicólogos do Samu. Vamos explicar também onde o Caps entra nesse processo.”

De forma lúdica, por meio de uma peça teatral, também serão detalhadas as formas de tratamento para casos de depressão ou algum transtorno psicológico. “Vamos frisar como pode ser tratado, quem vai tratar, englobando o Setembro Amarelo para a valorização da vida, e onde buscar ajuda para prevenir o suicídio”, ressalta a gerente do Caps-AD.

* Com informações da Secretaria de Saúde (SES)