18/09/2019 às 18:00

Escola do Paranoá apoia estudantes na escolha da profissão

Atividades no CEF 03 contarão com palestras de profissionais de diversas áreas, como empresarial, artes, saúde e segurança, oriundos de escolas públicas

Por Agência Brasília *

No fim do ensino fundamental, uma preocupação começa a aparecer para muitos estudantes: o futuro profissional. Durante o ensino médio, já é possível fazer um curso técnico na rede públicas de ensino do Distrito Federal, de forma concomitante ou integrada.

Além disso, o Novo Ensino Médio – que será implementado a partir de 2020, em escolas piloto, e, posteriormente, será estendido a todas as escolas que atendem esta etapa – abrirá mais espaço para cursos profissionalizantes. E o tempo passa rápido. São apenas três anos, até chegar o momento de decidir sobre uma carreira de nível superior.

Para apoiar os estudantes e contribuir para que possam escolher seus próprios caminhos profissionais da melhor forma, o Centro de Ensino Fundamental 03, do Paranoá, promove nesta quinta-feira (19/9) o Projeto do Futuro, destinado aos 327 estudantes do 9º ano do ensino fundamental atendidos pela escola.

As atividades vão começar às 13h, com uma parte introdutória, rápida. Logo depois, às 13h30, os grupos partirão para a prática, por meio de oficinas sobre temas variados:

Oficina 1: Recrutamento da empresa (processo de seleção);

Oficina 2: Teste Vocacional;

Oficina 3: Apresentação do Candidato;

Oficina 4: Dinâmica de Grupo;

Oficina 5: Cursos Técnicos;

Oficina 6: Cursos Superiores;

Oficina 7: Projetos do Governo / Parcerias com o Privado (Prouni, Fies, Sisu, Enem);

Oficina 8: Sucessos (palestra com profissionais da saúde, educação, segurança pública, artes, empresarial e judiciária, que obtiveram êxito na profissão, oriundos de escolas públicas).

As discussões devem se estender até às 16h. Na sexta-feira, a partir das 13h os alunos vão elaborar trabalhos com as conclusões de suas respectivas oficinas, para apresentá-los logo em seguida a todos os colegas de 9º ano, também no auditório do CEF 03.

A unidade desenvolve  há seis anos projetos voltados ao despertar para a carreira profissional.

Serviço:

Projeto do Futuro

Onde: CEF 03 do Paranoá

Hora: 13h às 16h

Endereço: Quadra 26, Cj. 6, Área Especial (ao lado da Feira do Paranoá)

* Com informações da Secretaria de Educação