19/09/2019 às 14:40, atualizado em 20/09/2019 às 12:10

Fim da poeira e da lama na DF-285

Começa nesta sexta (20) a pavimentação de 10,5 km da DF-285, trecho que atende produtores agrícolas que abastecem Brasília

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

Foto: P H Carvalho / Agência Brasília

O que hoje é só poeira e na chuva vira lama, até o começo do ano que vem será asfalto. Na tarde desta quinta-feira (19/9) foi assinado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, uma ordem de serviço para que o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF)  inicie já nesta sexta-feira (20/9) a obra de pavimentação de um trecho da DF-285.

Localizada no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), a extensão de 10,5 quilômetros da rodovia vai ganhar asfalto em duas faixas de rolamento, acostamento e ciclovia. As máquinas já estão prontas para entrarem em ação.

A parte que será pavimentada começa no final do trecho já asfaltado da DF-285 até o entroncamento com a DF-100. O valor estimado da obra é de R$ 16.292.644,05 milhões com prazo de conclusão de 180 dias. O Consórcio NG-Sigma, empresa vencedora da licitação, será a responsável pela execução.

Produtores
A obra irá beneficiar principalmente os produtores de toda a região com o escoamento de produção agrícola na área do PAD-DF e Unaí (MG) – e nas cidades circunvizinhas de Cabeceira Grande (uma das maiores do Brasil, considerando a produção por hectare), Buriti de Minas e Palmital.

“Tenho convicção de que apoiando o homem do campo nós vamos desenvolver o Distrito Federal”, declarou Ibaneis durante solenidade de assinatura da permissão para o início das obras.

Há 35 anos na produção agrícola da região, o agricultor José Canisio Maldaner disse que o asfalto será providencial na economia do produtor que gasta a mais com combustíveis, manutenção de caminhões, tempo de rodagem e conservação dos hortifrutos que se estragam com o transporte em estradas de má qualidade. “Tem época que a estrada está tão ruim que fica difícil até transitar, lamenta.

Lamarão e Jardim 2
Atendendo a um pedido dos moradores e produtores da região, o governador Ibaneis Rocha anunciou a autorização para o asfaltamento de 4,9 quilômetros da Vicinal 441, estrada de terra que chega à Colônia Agrícola Lamarão e outros 3,9 km do trecho que liga DF-100 ao Núcleo Rural Jardim 2.

Os projetos estão prontos e os recursos serão captados, por meio de emendas parlamentares da Câmara Legislativa do DF. A expectativa é de que o processo de licitação seja lançado na próxima semana.

 

Assista ao vídeo