20/9/19 16:13
Atualizado em 20/9/19 às 16:13

Eleitor deve conferir local de votação para conselheiro tutelar

No total, serão instalados 148 locais de votação em todas as regiões administrativas do DF para atender a população no dia 6 de outubro

Os locais de votação para conselheiro tutelar não são todos iguais aos das eleições gerais. Como se trata de um processo menor, as zonas eleitorais foram agrupadas. No total, serão instalados 148 locais de votação em todas as regiões administrativas do DF para atender a população no dia 6 de outubro.

Por isso, é importante que o eleitor consulte previamente onde votará. A pesquisa pode ser feita de forma simples e rápida no sistema eleicao.sejus.df.gov.br/?consulta=true. A lista completa dos locais de votação também está disponível para consulta. Neste caso, o eleitor que lembrar da sua zona eleitoral, pode encontrar seu local de votação. Também está disponível um link com os locais de votação por cidades.

Cada eleitor só poderá votar em um candidato da região administrativa na qual o seu título é registrado. Então, os moradores da Ceilândia, por exemplo, só poderão votar nos candidatos da Ceilândia. Serão eleitos nesse processo democrático 200 conselheiros tutelares que atuarão entre 2020 e 2023 nos 40 conselhos espalhados pelo DF, além de 400 suplentes.

Estão aptos a votar os cidadãos brasileiros em pleno gozo dos seus direitos políticos, com domicílio eleitoral no Distrito Federal. O voto não é obrigatório, mas a ampla participação dos eleitores é fundamental para definir quem serão os responsáveis por garantir os direitos, respeito e proteção a crianças e adolescentes.

* Com informações da Secretaria de Justiça