20/09/2019 às 14:01, atualizado em 20/09/2019 às 14:15

Quer aprender a fazer arranjo de flores em um tronco? Vá à FestFlor

O florista Paulo Yoshida, de Brasília, estará no evento, no Pavilhão do Parque da Cidade, ensinando técnicas para o dia a dia

Por Agência Brasília *

A FestFlor Brasil 2019, um dos maiores eventos do tipo do Centro-Oeste, está recheada de designers, floristas e paisagistas renomados para multiplicar informação e aprendizado para apaixonados e empreendedores. O currículo dos especialistas vai de casamentos de autoridades e famosos a shows e eventos de personalidades importantes dentro e fora do país.

A exposição vai até domingo (22), das 10h às 21h, e, durante todo o fim de semana, serão realizados workshops, seminários e oficinas de jardinagem, paisagismo e decoração. Um dos ‘professores’ chama a atenção: o que fez a decoração do casamento do cantor sertanejo Daniel, da filha do ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF) e a posse do presidente Jair Bolsonaro.

O florista Paulo Yoshida, de Brasília, vai estar na FestFlor ensinando técnicas para o dia a dia. “Quem é decorador ou vai trabalhar com decoração será uma oportunidade de aprendizado muito interessante. Mas se aplica também para qualquer pessoa que gosta de flores, seja dona de casa ou não. Vamos ensinar também decorações com arranjos menores”, explicou.

Nesta sexta-feira (20), Yoshida vai fazer uma demonstração de arranjos florais para festas. A palestra vai ocorrer às 19h, no palco principal, e será aberta ao público, gratuitamente. Já no sábado (21), o florista vai ser o ministrante da oficina sobre “Arranjos para o dia a dia”. Essa será realizada às 17h, no espaço Tulipa. Para participar é necessário fazer inscrição antecipada pelo site da FestFlor Brasil.

No domingo (22), Yoshida encerra sua participação no Workshop sobre “Arranjos Florais Suspensos”, das 14h às 16h30. Para aprender as técnicas também é necessário fazer a inscrição no site da FestFlor. De acordo com o florista, os temas não são complexos e qualquer pessoa que goste de flores pode participar.

O florista, que é do Distrito Federal e trabalha na área há 25 anos, é o decorador oficial da entrada do EnFlor Garden Fair, em Holambra (SP). Também já foi contratado para decoração de shows de bandas como Skank, Capital Inicial e Jota Quest. Em 2011, decorou um almoço oferecido à então primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, em Brasília.

Na FestFlor Brasil 2019, ele promete ensinar o público a fazer um “Lustre de Flores”. “Vamos pendurar e suspender esse lustre todo de flores para as pessoas verem a beleza de flores naturais. O fato de pendurar arranjo não é uma coisa muito simples e tudo isso a gente vai abordar. Vou mostrar alguns cases de eventos”, ressaltou.

Outros nomes
Nesta quinta, primeiro dia da FestFlor a florista e decoradora Tuca Benetti fez o workshop “Decorando com o Coração”, que reuniu cerca de 50 pessoas no espaço da Emater na feira. Ela é uma das maiores especialistas do setor, bastante conhecida no meio.

Foto: Hammes e Carlos Weiss/Divulgação

No sábado, a dupla Hammes e Carlos Weiss vai ministrar oficina sobre “Arranjos Florais”, às 11h, no Espaço Angélica. Para a oficina é necessário fazer inscrição no site da FestFlor. Este evento é pago.

Outra craque em artes visuais, cursos e workshops voltados para o mercado de flores, Juliana Hames, que tem 29 anos de carreira e uma grande experiência em floricultura, decoração de eventos, cenografias e editoriais, também está na FestFlor Brasil. A florista sempre comparece às maiores feiras do setor, participou do primeiro livro de arte floral brasileira e, entre outras conquistas, foi representar o Brasil no Canadá com o título de Campeã das Américas em Arte Floral.

Nesta sexta, a programação da FestFlor inclui workshops e oficinas, como temas como decoração com flores do cerrado, a arte do ikebana, bonsai para interessados em seu cultivo e formação e cultivo de orquídeas.

* Com informações da Emater-DF