20/09/2019 às 17:14, atualizado em 20/09/2019 às 19:41

Secretaria de Comunicação do DF faz palestra para administradores regionais

Além de pedir unidade na comunicação de governo, adjunta da pasta destacou a necessidade de impessoalidade na divulgação das ações à população

Por Renata Moura, da Agência Brasília

| Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

O Decreto nº 39.673/2019, que estabelece as normas de aplicação da marca do Governo do Distrito Federal, a impessoalidade na divulgação da atuação das administrações Regionais e campanhas publicitárias de utilidade pública foram alguns dos assuntos abordados nesta sexta-feira (20), durante palestra oferecida pela Secretaria de Comunicação Social (Secom). Destinado exclusivamente aos comandantes das 31 regiões administrativas do DF, o evento integrou o encerramento do curso de Formação e Boas Práticas oferecido pela Escola de Governo (Egov) desde a última segunda-feira (16).

“É uma oportunidade de ouro estarmos aqui reunidos para explicar melhor a importância de termos uma conduta unificada”, declarou a secretária-adjunta de Comunicação, Cláudia Marques.

Segundo Cláudia, a atuação das comunicações das cidades mais próximas à Secom potencializa a divulgação e ainda garante que ela seja feita de forma correta. “A uniformização da comunicação do governo é importante para que possamos ampliar a divulgação das ações, chegando a mais e mais pessoas”, observou.

Claudia destacou ainda a necessidade de as assessorias de comunicação atuarem sempre atentas à impessoalidade. “É um princípio constitucional e precisamos zelar por ele. Não podemos, em hipótese alguma, fazer promoção pessoal. Todos nós estamos aqui para divulgar as ações do Governo do Distrito Federal”, pontuou.

Subsecretária de Publicidade e Propaganda, Núbia Santos alertou ainda para uma outra preocupação do governo. “Precisamos mensurar melhor os resultados das nossas campanhas e, para isso acontecer, unidade é fundamental”, afirmou, ao destacar ações publicitárias que tiveram interferência com a concorrência de outras publicidades desenvolvidas sem conhecimento da Secom.

Entre os casos citados, Núbia destacou a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. “Sabemos que a intenção é boa quando outra arte é desenvolvida. Mas quando tudo está nas redes, a gente não consegue saber se a campanha oficial atingiu seu objetivo”, acrescentou.

Para ajudar a esclarecer as dúvidas, a Secom distribuiu cartilha informativa que destaca o princípio da impessoalidade do agente público.

Programação

O curso da Escola de Governo, direcionado para administradores regionais, contemplou assuntos com mais dificuldade, por parte dos gestores, no dia a dia das cidades. Entre eles, temas relacionados a liderança, gestão de pessoas, licitações, orçamento, contratações e folha de pagamento.

“O curso é fruto de uma demanda dos próprios administradores. Tudo que tivemos aqui nesses cinco dias foi um pedido deles”, explicou o diretor da Escola de Governo, Alex Costa. Ele conta que o curso está em sua segunda edição, mas terá de ser ampliado até o final do ano.

“Vamos fazer pelo menos mais um nesse ano, porque temos outras demandas deles para atender”, arrematou.

Conheça todos os temas abordados:

– liderança e gestão de equipes;
– folha de pagamento;
– planejamento e orçamento;
– contratação pública;
– gestão e fiscalização;
– processo disciplinar;
– case: Administração Regional do Plano Piloto;
– gestão e modelagem
– gestão de parques públicos;
– comunicação pública e impessoalidade.