20/09/2019 às 13:31

Sejus inaugura, neste domingo (22), o Jardim da Vida

Novo espaço vai funcionar no Parque da Cidade e será ornado com ipês-amarelos, representando o número das pessoas que morrem diariamente, no Brasil, vítimas de suicídio

Por Agência Brasília *

As ações de prevenção ao suicídio promovidas pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) prosseguem até o fim do mês. Neste domingo (22), às 9h, no Estacionamento 13 do Parque da Cidade, será inaugurado o Jardim da Vida, onde moradores da Casa da Criança Bartuíra de Ceilândia vão plantar 32 ipês-amarelos para representar o número de pessoas que morrem por dia, no Brasil, vítimas de suicídio.

Durante o evento, ao som de um piano amarelo tocado pelo músico Rogério Resende, e de outros instrumentos musicais, os participantes poderão refletir sobre a valorização da vida. A atividade faz parte da campanha “Setembro Amarelo – Vamos dar as Mãos?, elaborada pela Sejus para conscientizar, informar, sensibilizar e promover a cultura de escuta/acolhimento diante do sofrimento psíquico de crianças e adolescentes.

“Precisamos abraçar, escutar e acolher as crianças e os adolescentes deprimidos e debater com responsabilidade a prevenção ao suicídio”, lembra o secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha. “Durante o mês de setembro, trabalhamos para levar informação para as pessoas, e esse trabalho deve continuar durante todo o ano.”

[Olho texto=”“Precisamos abraçar, escutar e acolher as crianças e os adolescentes deprimidos e debater com responsabilidade a prevenção ao suicídio”” assinatura=”Secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha” esquerda_direita_centro=”direita”]

Sempre há uma saída

O jardim será plantado ao longo de um labirinto para mostrar que, apesar das dificuldades que podem surgir ao longo da vida, sempre existe uma saída. O projeto foi desenvolvido pelo paisagista David Nehring e contou com a participação da vice-presidente da mantenedora do Centro de Valorização da Vida (CVV) em Brasília, Leila Herédia, e da chefe do programa DF Criança da Sejus, Lívia Magalhães.

Além dessa ação, a campanha conta com palestras direcionadas a estudantes e professores. Durante as rodas de conversa, são abordados temas de saúde mental e prevenção ao suicídio.  Na quarta-feira (18), foram promovidas atividades com adolescentes do Lar São José, de Ceilândia; na quinta (19), houve palestra no Colégio Marista. Para segunda-feira (23), está prevista uma ação com os socioeducandos da unidade de internação de Santa Maria.

A campanha é informativa e visa sensibilizar a sociedade sobre as condições de crianças e adolescentes em situação de sofrimento psíquico. Nas últimas décadas, pesquisas têm registrado crescimento dos casos de suicídio no Brasil, com números preocupantes entre jovens. O suicídio é, hoje, a quarta causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos no país.

 

* Com informações da Sejus