21/09/2019 às 15:46, atualizado em 18/01/2024 às 16:21

DF terá malha de trilhas mapeada

Com lançamento do projeto Caminhos do Planalto Central, turismo local recebe forte incentivo

Por Agência Brasília *

Sob coordenação da Setur, profissionais ligados ao turismo de aventura se reuniram para discutir o projeto, que será lançado no sábado (28) | Foto: Luís Tajes / Setur

Brasília está cada vez mais próxima de ser referência para trilheiros do Brasil e do mundo. No sábado (28), será lançado o projeto Caminhos do Planalto Central, que mapeou 400 quilômetros de trilhas no Distrito Federal.

Promovido pela Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com Ibram, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e secretarias de Agricultura (Seagri) e de Meio Ambiente (Sema), o evento ocorrerá às 11h, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. Na ocasião, adeptos das trilhas virão de vários pontos do DF para se encontrar em um dos pontos turísticos mais visitados da capital brasileira.

Os últimos detalhes para o lançamento oficial do projeto foram acertados, na sexta-feira (20), durante reunião organizada pela Setur. Cerca de 30 representantes governamentais do DF e de Goiás, ao lado de entidades dos diversos setores do turismo de aventura, falaram sobre a importância desse projeto para o incremento do turismo e a preservação do meio ambiente.

Circuitos atrativos

“As trilhas de longo percurso atraem milhões de turistas em todo o mundo, e Brasília está investindo em circuitos que atraiam caminhantes e ciclistas para a prática dessa experiência”, ressaltou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. Ela lembrou que essas atividades, além de ajudarem na preservação do ecossistema, acabam impulsionando a economia por meio do aumento de arrecadação, emprego e renda.

O Caminhos do Planalto Central fará parte do projeto Caminho dos Goyases, que liga a cidade de Goiás (GO) à Chapada dos Veadeiros, ambos componentes da RedeTrilhas, formada por percursos que ligam diferentes biomas do país. “Temos que trabalhar juntos para explorar da melhor forma possível as possibilidades infinitas que temos. Goiás ainda carece de Turismo de Aventura”, lembrou o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.

Caminhantes, ciclistas, cavaleiros e corredores comemoraram. “É a realização de um sonho antigo e de um projeto que um monte de gente construiu”, vibrou um dos coordenadores do Caminhos do Planalto Central, João Carlos Machado. A elaboração do Caminhos do Planalto Central, afinal, contou com a participação de grupos de caminhadas, de ciclistas e de cavalgadas.

Dos 400 quilômetros de trilhas, entre 80 e 100 quilômetros já estão sinalizados. Os percursos interligam paisagens, unidades de conservação e diversos atrativos ambientais, culturais e da história da capital brasileira. O projeto é composto por três arcos que vão integrar todas as regiões do Distrito Federal.

Rede Brasileira de Trilhas

Criada por meio de uma portaria assinada pelo ICMBio e pelos ministérios do Turismo e Meio Ambiente, a RedeTrilhas é composta por percursos que ligam diferentes biomas de norte a sul do Brasil. Esses trechos, identificados com um símbolo de uma pegada” amarela no chão, podem ser percorridos a pé, de bicicleta ou por outros meios de locomoção não motorizados. A pegada do Caminhos do Planalto Central tem a imagem da Torre de TV Digital.

A Rede de Trilhas de Longo Curso engloba várias trilhas locais e regionais. São quatro os circuitos criados: Litorâneo, do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS); Caminhos Coloniais, do Rio de Janeiro (RJ) até a cidade de Goiás (GO); Caminhos dos Goyases, entre Goiás e a Chapada dos Veadeiros (GO), e Caminhos do Peabiru, ligando o Parque Nacional do Iguaçu (PR) ao litoral paranaense.

* Com informações da Setur