22/09/2019 às 12:37

Último dia para ver a FestFlor

Instalada no pavilhão de exposições do Parque da Cidade, feira de negócios tem 200 estandes com atrações para o público

Por Agência Brasília *

Este domingo (22) é a última oportunidade para visitar a FestFlor, maior feira de negócios de flores e plantas ornamentais do Centro-Oeste. O evento, que acontece no Pavilhão do Parque da Cidade e tem entrada gratuita, fica aberto até as 18h.

Na feira, 200 estandes oferecem variados produtos e serviços ligados à cadeia da floricultura. É possível comprar sementes, flores, mudas de árvores, arranjos florais, insumos para plantio e ferramentas, além de se informar sobre serviços de decoração de festas ou ambientes. Também há demonstrações de técnicas de produção agrícola, como a aquaponia (cultivo de hortaliça aliado à piscicultura) e culinárias, ambas no espaço DF Rural – Saberes, Cores e Sabores, da Emater-DF.

Mercado promissor

Segundo dados do Sebrae, o mercado de flores, plantas ornamentais e serviços ligados à cadeia produtiva movimentou mais de R$ 10 bilhões no país no ano passado. No Distrito Federal, aponta a coordenadora de Floricultura da Emater-DF, Loislene Trindade, o mercado teve uma receita de R$ 213 milhões em 2018, ocupando cerca de 3 mil pessoas.

Para incrementar a cadeia produtiva da floricultura, que acena com grande potencial de desenvolvimento, a Emater-DF tem mantido diálogos com diversos órgãos da administração pública, incentivando que façam compras de flores e plantas ornamentais de produtores da capital. Paralelamente, está sendo negociado um acordo de cooperação com o Chile, para capacitação de pessoal e troca de experiências

 “Esse é um segmento que ainda tem muito a crescer, e, a depender da Emater-DF, pode virar uma área de referência no que diz respeito à geração de renda, emprego e valor agregado à agricultura do Distrito Federal”, diz a presidente da empresa, Denise Fonseca. “Temos condições de ampliar a produção e de escoá-la, inclusive para o exterior, por meio do Aeroporto JK.”

 * Com informações da Emater-DF