24/09/2019 às 20:55, atualizado em 24/09/2019 às 20:56

Agenda da ONU será adotada pelo Brasília Ambiental

Instrução normativa será assinada no dia em que se comemora o quarto ano de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Por Agência Brasília *

Em comemoração ao quarto ano de lançamento da Agenda 2030, o presidente do Brasília Ambiental, Edson Duarte, assina nesta quarta-feira (25) a Instrução Normativa que dispõe sobre a adoção dos critérios da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como forma de nortear os atos e procedimentos internos no âmbito do órgão.

“É fundamental o alinhamento estratégico de documentos orientadores em todos os níveis de planejamento e decisórios. Portanto, as diretrizes da ONU, pauta desta proposta, deve ser incorporada oficialmente aos instrumentos de planejamento do Brasília Ambiental”, afirma Edson Duarte.

Dentre as atribuições que constam na instrução está a de que o órgão adotará procedimentos para harmonização de conceitos e atividades relacionados à Agenda 2030 e aos ODS na administração das superintendências e unidades do Brasília Ambiental. As ações, planos, programas e projetos a serem executados ou em execução deverão, sempre que possível, indicar expressamente os ODS e metas para os quais contribuem.

No sítio institucional do instituto haverá informações sobre a Agenda 2030 e os ODS. “As notícias veiculadas deverão, sempre que possível, indicar expressamente os ODS e metas para os quais contribuem”, indica o documento.

Mundo

Em 25 de setembro de 2015 a ONU lançou o documento Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que é um guia de atuação para as ações da comunidade internacional nos próximos anos. O Estado brasileiro (Decreto nº 8.892, de 27 de outubro de 2016), bem como o Governo do Distrito Federal (Decreto nº 38.006, de 13 de fevereiro de 2017), assumiram o compromisso de adoção da Agenda 2030, a ser implementada por meio dos Objetivos
de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são como uma lista de tarefas a serem cumpridas pelos governos em todas as esferas, a sociedade civil, o setor privado e todos os cidadãos.

Os ODS deverão orientar as políticas nacionais, setoriais e as atividades de cooperação internacional até 2030. São quatro eixos (social, ambiental, econômico e institucional) e 17 objetivos, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, água e saneamento, energia, crescimento econômico sustentável, infraestrutura, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, padrões sustentáveis de consumo e de produção, mudança do clima, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, sociedades pacíficas, justas e inclusivas e meios de implementação. Ao todo, são 169 as metas dispostas na lista de compromissos.

 

* Com informações do Brasília Ambiental