24/09/2019 às 10:35, atualizado em 24/09/2019 às 10:39

Yoga em Brasília chega à Praça dos Três Poderes

Projeto apoiado pela Secretaria de Turismo promove aulão aberto no domingo (29), às 16h

Por Agência Brasília *

Foto Lucas Conceição/Divulgação

Foto: Lucas Conceição/Divulgação

A Praça dos Três Poderes, criada para unir Executivo, Judiciário e Legislativo, também servirá de cenário para a prática da yoga, que tem como um dos seus significados a união. No domingo (29), o local será palco do segundo aulão de 2019 do projeto Yoga em Brasília, apoiado institucionalmente pela Secretaria de Turismo (Setur). A concentração começa às 16h, e, a partir das 17h, praticantes, interessados e turistas poderão usufruir dos inúmeros benefícios que essa prática milenar oferece.

Para participar, é necessário fazer a inscrição gratuita pelo site (http://bit.ly/pybnapraçadostrespoderes). Pessoas de todas as idades, sejam praticantes ou quem quiser entrar em contato com a yoga pela primeira vez, podem se inscrever.

Em 2 de junho, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), foi realizada a primeira aula aberta do projeto neste ano, com cerca de 500 participantes. No dia 15 deste mês, o local escolhido foi a Ermida Dom Bosco, onde aproximadamente 100 pessoas praticaram yoga e assistiram ao pôr do sol.

Capital da yoga

 “A yoga pode ser vivenciada em vários espaços abertos de Brasília”, destaca a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “Apoiar esse projeto é proporcionar a prática da atividade para moradores e visitantes da nossa capital. Nossas quadras, parques, clubes, monumentos são ambientes que favorecem esse tipo de ação”. De acordo com ela, a Setur trabalha para transformar a cidade na capital da yoga.

O evento visa ao bem-estar coletivo e à integração da população com a natureza, incentivando a divulgação do patrimônio cultural e ambiental para que as pessoas conheçam mais as riquezas arquitetônicas e as belezas naturais da capital federal. 

Novo olhar

“Brasília é muito linda e diferente”, ressalta a responsável pelo projeto, Andrea Hughes. “O projeto significa um novo olhar que moradores e turistas podem ter da cidade. Deitado ou de cabeça para baixo, você tem uma visão bem diferente da Praça dos Três Poderes.” Professora de yoga na Embaixada da Noruega e no Tribunal Superior do Trabalho, fez especializações em Londres (Inglaterra), Paris (França) e Buenos Aires (Argentina), tendo entrado em contato com as diversas formas de ver e ensinar as vertentes da yoga.

Desde abril de 2012, o projeto Yoga em Brasília ocupa espaços públicos da capital. A Esplanada dos Ministérios, o Teatro Nacional, o mezanino da Torre de TV, o Memorial dos Povos Indígenas, o Museu Nacional e o CCBB, entre outros locais, já foram palco das aulas abertas.

* Com informações da Secretaria de Turismo