25/09/2019 às 18:22

Transitolândia comemora 15 anos

O objetivo da escola é ensinar crianças de 4 a 10 anos, de escolas públicas e particulares, como ser um cidadão consciente, que colabora com o trânsito

Por Agência Brasília *

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) comemorou no Parque Rodoviário, em Sobradinho, o 15º aniversário da Escola Vivencial de Trânsito – Transitolândia. O projeto foi inaugurado em setembro de 2004 e tem o objetivo de sensibilizar alunos do ensino fundamental nas questões relacionadas ao trânsito. Nestes 15 anos de atendimento, aproximadamente 200 mil crianças já passaram pelo programa.

O objetivo da escola é ensinar crianças de 4 a 10 anos, de escolas públicas e particulares, como ser um cidadão consciente, que colabora com o trânsito, que não põe a vida em risco, se tornando multiplicadores nos ambientes nos quais convivem, cobrando comportamentos adequados dos responsáveis e familiares.

Depois de aprender como se comportar no trânsito, eles seguem para a minicidade construída na escola para oferecer um espaço de vivência dos ensinamentos, tais como travessias seguras, uso adequado do cinto de segurança e outros. Durante o passeio, as estudantes são estimulados a responder o que deve ser feito em cada situação.

O diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Júnior destacou a importância da educação para a formação de futuros cidadãos conscientes no trânsito. “A Transitolândia visa educar desde a primeira idade, que é quando as crianças mais assimilam as informações. Daí a importância do trabalho realizado aqui na nossa escolinha de trânsito que é e sempre será uma prioridade nossa”, declarou.

O Secretário de Mobilidade e Transporte do Distrito Federal, Valter Casimiro Siqueira, parabenizou a direção do DER-DF pela forma com a Escola Vivencial é gerida. “Dia de aniversário é dia de dar parabéns e o DER está de parabéns pelo excelente trabalho feito na Transitolândia. Esta escola é o retrato do que o GDF tem respeito ao trânsito e à vida”, frisou Casimiro.

Atualmente a escola recebe às terças, quartas e quintas-feiras alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. A instituição de ensino interessada em levar seus alunos às instalações da Transitolândia podem entrar em contato com a escola por meio do email transitolandia@der.df.gov.br e agendar a visita.