26/09/2019 às 16:25

Fundação Cultural Palmares vai levar capacitação a jovens negros do DF

Quatro regiões administrativas receberão carreta com cursos profissionalizantes e foco em inserção no mercado de trabalho

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

A Fundação Cultural Palmares vai levar a quatro regiões administrativas do Distrito Federal cursos de profissionalização voltados, principalmente, a jovens negros de baixa renda. A parceria firmada com o Governo do Distrito Federal (GDF) – e que receberá recursos de R$ 1,2 milhão da Secretaria Nacional de Diversidade Cultural, do governo federal – percorrerá o país começando por Brasília. O anúncio da ação será feito no dia 16 de outubro, em Ceilândia.

São Sebastião, Cidade Estrutural, Sol Nascente e Planaltina deverão ser as regiões atendidas pelo Núcleo de Formação de Agentes Culturais Afro Brasileiros, da Fundação Cultural Palmares. A intenção do governador Ibaneis Rocha é que áreas de população mais carente e em situação de vulnerabilidade sejam priorizadas. “Temos um Brasil dentro de Brasília, com de grande variedade cultural e social, o que servirá de termômetro para a ampliação do projeto para o resto do país”, acredita.

O apoio do GDF à carreata da fundação é capacitar homens e mulheres, de 15 a 29 anos, e criarem novas possibilidades de emprego. A carreata móvel oferecerá cursos de web designer, produção cultural, cinegrafia e audiovisual. A capacidade de atendimento é de até 40 alunos por curso, com duração média de 90 horas cada um. Tudo de graça.

Mais perto do cidadão
O GDF, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania, tem promovido uma ação social com grande retorno: o Sejus Mais Perto do Cidadão. Durante toda a semana, escolas de uma determinada região administrativa recebem palestrantes que tratam de temas como violência doméstica, feminicídio e homofobia. Aos sábados, dia de encerrar as atividades, há uma grande ação conjunta de diversas secretarias que inclui emissão de documentos, cortes de cabelo, higiene bucal, entre outras atividades.

A adesão popular ao programa é grande. Em São Sebastião e na Cidade Estrutural, locais onde já ocorreram o evento, mais de 20 mil pessoas foram atendidas. A próxima ação ocorrerá em Ceilândia, quando será anunciada a parceria do GDF com a caravana da fundação.