27/09/2019 às 14:43, atualizado em 27/09/2019 às 14:51

Praça do Mercado Norte, em Taguatinga, passa por revitalização

Situado bem no centro de importante área comercial, espaço vai ganhar um jardim

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília

 

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Localizada no movimentado centro comercial de Taguatinga Norte, a Praça do Mercado Norte passa por reformas. A ação faz parte do programa GDF Presente – iniciativa do governo que visa o bem-estar da comunidade por meio de intervenções urbanas (exemplo: limpeza de boca de lobos, poda de árvores, sinalização de faixas e ect) – em parceria com a Administração Regional de Taguatinga e Secretaria de Obras do DF.

Os trabalhos no local começaram na última quarta-feira (18/9), com uma vistoria geral que direcionou as principais realizações como reparos de calçadas, limpezas das bocas de lobos e reforma de dois parquinhos. Problemas de iluminação também foram solucionados pela CEB.

Foram feitas podas em árvores e retirada dos escombros de um antigo posto policial. Ali será construído um canteiro de flores pelo Departamento de Praças e Jardins (DPJ) da Novacap. “O pessoal da Novacap já fez o estudo do espaço onde será feito o jardim. Os trabalhos já começam na próxima segunda-feira (30/9) ”, antecipa o coordenador do Polo de Taguatinga do projeto GDF Presente, Elton Walcacer. “A expectativa é que tudo fique pronto em uma semana”, planeja.

Para finalizar as atividades na praça será feito a demarcação dos estacionamentos e pinturas dos meios fios. O projeto de revitalização da Praça do Mercado Norte, cercada por ampla área comercial, entre elas o Taguacenter, faz parte de uma série de ações do programa GDF Presente que acontecerão na região. A prioridade é apostar na renovação de espaços públicos locais onde o fluxo de gente é grande. Em outubro, por exemplo, as atividades acontecerão nas QNDs. “Vamos dar um foco mais nas praças, nas áreas urbanas, lugar onde tem mais concentração popular”, explica Walcacer.

Aceitação popular

A operação de renovação da Praça do Mercado Norte de Taguatinga tem envolvido, em média, diariamente, 10 homens da Administração Regional de Taguatinga, Secretarias de Obras e Novacap. Entre 8 a 15 Internos do regime semiaberto da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (SESIPE-DF) ajudam no projeto, dentro do programa Mãos Dadas.

A praça é comparada pelos comerciantes à rua 25 de Maio em São Paulo – um dos maiores centros comerciais da América Latina – em dias de grande fluxo de gente. “Aqui, em datas comerciais como Natal, Dias dos Pais, Dias das Mãe, é um grande formigueiro”, conta Daniel Campos, há 30 anos dono de um bar. “É um local importante, por isso a necessidade de fazer a manutenção sempre. Está ficando excelente, agora parece que veio para ficar”, elogia.

Dona de uma loja de sapatos estilizados, Ana Flávia de Lustosa passa várias vezes por semana pelo centro comercial para falar com fornecedores e comerciantes. Ela ficou surpresa com o movimento de homens trabalhando na revitalização da praça. “Até pela socialização das pessoas, é importante manter o lugar sempre limpo e organizado”, disse.