03/10/2019 às 14:42, atualizado em 03/10/2019 às 15:36

Pela valorização dos pequenos negócios

Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa é comemorado com mutirão em Ceilândia

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília *

O vice-governador Paco Britto discursa durante a abertura do mutirão “Valorize o pequeno negócio” | Foto: Vinicius de Melo / Agência Brasília

Instituído em 5 de outubro de 1999, o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa já começou a ser celebrado, no Distrito Federal. Na manhã desta quinta-feira (3), em Ceilândia, foi aberto o mutirão “Valorize o pequeno negócio”. Cerca de 300 colaboradores se reuniram no evento, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/DF). Após a concentração na QNM 18, os participantes seguiram em carreata até a Fundação Bradesco.

Também participaram do mutirão o diretor técnico do Sebrae nacional, Bruno Quick Lourenço de Lima; o superintendente do Sebrae/DF, Valdir Oliveira; e a diretora do Sebrae/DF, Rose Rainha, além de colaboradores e outros convidados.

Ações em todo o Brasil

As comemorações continuam durante esta semana em todo o país. Nas 27 unidades da federação, haverá ações para reunir o empresariado local e atender o público com orientações. Também será feito um mapeamento apontando os principais desafios que os empresários enfrentam e as soluções mais indicadas para resolver cada diferente situação.

“É a grande força de trabalho e emprego deste país”, ressaltou o vice-governador do DF, Paco Britto. Durante sua fala, ele também elogiou a iniciativa do GDF em ceder a secretária-executiva do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do DF, Rose Rainha, para compor a diretoria do Sistema Sebrae.

Pequenos negócios

Diretor-presidente do Sebrae nacional, o ex-deputado federal Carlos Carmo Andrade Melles também destacou a importância da ação desta quinta-feira: “A palavra mutirão significa, para quem é da roça, união, parceria, comunhão, foco – foco de que o Brasil precisa e do qual os 27 estados estão participando. Isso é um mutirão do abraço nacional aos micro e pequenos empreendedores”. Ele lembrou que, só no DF, o Sebrae trabalha com aproximadamente 7 mil colaboradores.

[Numeralha titulo_grande=”7 mil” texto=”Número aproximado de colaboradores do Sebrae no Distrito Federal” esquerda_direita_centro=”direita”]

No Brasil, os pequenos negócios representam 99% do total de empresas privadas, ou seja, 14 milhões de empreendimentos. Esses negócios empregam 55% do total de trabalhadores com carteira assinada e são responsáveis por 27% do PIB. Os números mostram a força das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento econômico e social do país.

É em função desse cenário que o Sebrae empreende ações para celebrar o Dia da Micro e Pequena Empresa. “Acreditamos que o empreendedor é a força que move este país”, valorizou o administrador do Sol Nascente, Godim Carneiro, destacando que a parceria com o Sebrae é importante para gerar empregos.

Programação no DF

Desde segunda-feira (30/9) a carreta e o ônibus do Sebrae vêm percorrendo algumas regiões do DF para ofertar atendimento itinerante, das 9h às 17h. Já foram visitadas Planaltina, Recanto das Emas e Taguatinga. Ceilândia e Gama serão atendidas, respectivamente, nesta quinta (3) e na sexta (4).

A estrutura montada pelo Sebrae facilita o acesso de micro e pequenos empresários e também de potenciais empreendedores aos serviços e soluções oferecidos pela empresa, como capacitações com temáticas voltadas para a gestão empresarial, orientações e consultorias.

O Sebrae também apoiará três eventos de grande porte que se realizam nesta semana. Até sábado (5), a empresa levará pequenos empresários ao Innova Summit, encontro aberto nesta quinta-feira com o objetivo de posicionar o Brasil como protagonista em inovação e tecnologia na América Latina.

Também aberto nesta quinta, o Brasília Capital Fitness, evento de saúde e bem-estar, terá a presença de representantes do Sebrae. No domingo (6), as comemorações do serão finalizadas na altura da Entrequadra 208/209 Norte, no Eixão Agro, onde empresários residentes na zona urbana do DF poderão ter contato direto com o que é produzido na área rural, conhecendo técnicas de cultivo e adquirindo produtos a preços mais baixos que os encontrados nos grandes mercados e hortifrutigranjeiros.

Veja mais informações sobre a programação alusiva ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa no site do Sebrae.

Com informações do Sebrae/DF