04/10/2019 às 15:50, atualizado em 04/10/2019 às 15:52

Dentistas de UBS do Gama vão a escola atender estudantes

Profissionais fazem tratamento preventivo em Ponte Alta e dão orientações sobre hábitos alimentares, escovação. No fim, entregam kits de higiene bucal 

Por Agência Brasília *

As crianças da Escola Classe da Ponte Alta estão recebendo atendimento dos profissionais de Odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) 12, localizada na área rural do Gama. A ação já aconteceu duas vezes e continuará até que todos os meninos e meninas do Ensino Fundamental desta escola, com idade entre cinco e 15 anos, sejam avaliados pelos dentistas da unidade.

Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

A iniciativa contempla ações educativas, com orientação sobre bons hábitos alimentares, escovação supervisionada, entrega de kits de higiene bucal e tratamento odontológico preventivo com uma técnica diferenciada.

“A técnica que usamos é a Tratamento Restaurador Atraumático, que nos permite atender fora de um consultório, trazendo menor estresse e ansiedade ao paciente, visto que raramente causa dor. É uma forma eficaz de prevenção e controle da cárie em populações vulneráveis”, ressalta o odontólogo da UBS, Paulo Alcântara.

A UBS atende a uma área extensa, o que, às vezes, distancia a comunidade dos profissionais que ali atuam. Boa parte dos moradores trabalha longe e precisa percorrer longas distâncias.

A gerente da UBS, Bárbara Lima, destaca: “Diante desta problemática, a equipe que atende na Ponte Alta sempre busca inovar para o acolhimento à comunidade. E o atendimento dentro das escolas é mais uma ideia desses profissionais”.

A primeira vez
Maria da Glória, de 11 anos, é estudante do 5º ano e esta foi sua primeira vez no dentista. Mas, apesar de ter ficado apreensiva, saiu satisfeita com o atendimento:  “Aprendi a escovar os dentes bem direitinho e a ter cuidado com a alimentação”, revelou a menina, satisfeita.

A diretora da escola, Marly Froes, destacou o benefício do atendimento da UBS na escola: “A comunidade tem dificuldade para chegar à unidade. Muitas vezes, não tem tempo ou conhecimento da importância dos cuidados com a saúde bucal. É muito bom quando os profissionais e gestores arregaçam as mangas e fazem as coisas acontecer”.

O projeto desenvolvido pela equipe da UBS 12 é preventivo e busca evitar um tratamento mais invasivo no futuro. “A intenção é fazer o tratamento em todos os alunos da escola, começando pelas crianças que estão nos últimos anos. As famílias aderiram e a ação acontecerá toda semana, até o atendimento efetivo de todas as crianças”, informa a coordenadora da UBS 12 de Ponte Alta, Andryenne de Carvalho.

* Com informações da Secretaria de Saúde/DF