07/10/2019 às 15:39, atualizado em 07/10/2019 às 15:41

Obras estão avançadas e nova unidade de radioterapia será entregue em janeiro de 2020

Edificação localizada em Taguatinga terá capacidade de atender entre 60 e 80 pacientes por mês

Por Agencia Brasília *

A nova unidade de radioterapia do Distrito Federal está com as obras avançadas. Iniciada em janeiro deste ano, em Taguatinga, os trabalhos já foram 65% executados. A previsão é de que o prédio seja entregue à população, equipado e mobiliado, em janeiro de 2020. 

O imóvel abrigará um acelerador linear, que terá capacidade de atender entre 60 e 80 pacientes por mês, agilizando o início desse tipo de tratamento para pessoas com diagnóstico de câncer. A construção fará parte dos serviços de Oncologia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

A fila de espera para o tratamento por radiação, no Distrito Federal, possui 78 pacientes. Para atender a esses doentes, a rede pública de saúde do DF conta com um acelerador linear no Hospital Universitário de Brasília (HUB) e mais dois aparelhos de radioterapia no Hospital de Base.

“Com esta nova instalação, aumentaremos a capacidade de atendimento da rede pública, diminuindo o tempo de espera dos pacientes e aumentando as chances de sucesso do tratamento”, explicou a diretora administrativa da Região de Saúde Sudoeste, Shirlene Pinheiro de Almeida. A gestora afirmou, ainda, que a obra está correndo dentro do prazo previsto.

Infraestrutura
A construção, de 860 m², está sendo erguida em terreno ao lado do HRT, numa área de 3.091 m². O custo total do empreendimento é de R$ 9,1 milhões, sendo que R$ 3 milhões foram destinados à aquisição do equipamento.

Os recursos são provenientes do Ministério da Saúde e foram angariados pela Secretaria de Saúde. A iniciativa faz parte das ações do SOS DF Saúde para a expansão da rede e melhoria no atendimento de alta complexidade.

A sala, chamada de bunker, necessita de materiais de construção especiais e paredes de concreto de alta densidade, com dois metros de espessura.

Tratamento
A terapêutica contra o câncer começa com a detecção da doença. A primeira consulta é feita na Unidade Básica de Saúde (UBS), que solicita exames e encaminha o paciente para atendimento especializado.

Os tratamentos com quimioterapia e radioterapia são realizados no Hospital de Base e Hospital Regional de Taguatinga, na rede pública de saúde; no Hospital Universitário de Brasília, por contrato de gestão; e no Hospital Sírio Libanês e Instituto de Radioterapia, via contratualização de serviços.