10/10/2019 às 20:05, atualizado em 10/10/2019 às 20:24

Reforma de quadras poliesportivas está em pleno andamento em Planaltina

Previsão é de que as obras sejam finalizados até novembro; 85% dos trabalhos já foram executados

Por Agência Brasília *

Quatro escolas de Planaltina serão beneficiadas com as obras | Foto: Novacap / Divulgação

No ambiente escolar, a prática de atividades físicas promove integração, momentos de lazer e ultrapassa os muros da escola. Pensando nisso, o Governo do Distrito Federal entregará novas quadras poliesportivas para quatro escolas de Planaltina. As inaugurações são aguardadas com muita expectativa por alunos, professores, direção escolar e comunidade da região.

Com prazo de entrega previsto para novembro, as quadras das seguintes unidades educacionais já estão em fase final: Escola Classe 01 de Arapoanga; Centro de Ensino Fundamental 02, no Setor Tradicional; Centro de Ensino Fundamental de Arapoanga; e Centro de Ensino Fundamental 03, localizado em Buritis II.

O diretor da escola Classe 01 de Arapoanga, Orion Tavares, conta que a entrega da quadra é um sonho antigo não só dos alunos, mas também dos professores e da direção escolar. “A reivindicação da quadra é grande, porque é o único espaço ao redor da escola que temos para o momento de recreação dos alunos. Existe uma parceria com a população, tendo em vista que ela já utiliza as instalações da escola aos domingos para aulas de catequese de uma igreja próxima. Quem sabe futuramente ela também possa ser usada para comemorações e festas da comunidade. A reforma será ótima para uma maior integração entre alunos e familiares. Todos estão aguardando ansiosos pela inauguração’’, explicou.

A escola atende a 730 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano distribuídos nos turnos matutino e vespertino. A quadra será o ambiente de recreação das crianças, tendo em vista que a escola não tem um local adequado para isso.

Cerca de 3 mil alunos serão beneficiados e poderão usufruir as novas instalações | Foto: Novacap / Divulgação

As quadras não vão contribuir apenas no desenvolvimento do esporte, mas também em eventos ligados a projetos pedagógicos realizados pelas escolas, que agora terão mais espaço para se desenvolver. Com a inauguração das quadras poliesportivas, as unidades terão espaço coberto para os eventos culturais organizados pelos alunos e professores, para a reunião de pais e para realização de apresentações e finalizações de seus projetos.

O presidente da Novacap, Candido Teles, destaca a importância desse tipo de espaço como forma de promover integração e momentos de lazer para a sociedade. “Essa obra é muito importante para a comunidade, pois serve para atividades esportivas, culturais e sociais desenvolvidas pelas escolas, e também para as atividades da comunidade em geral’’, explica Candido.

Com a inauguração das novas quadras poliesportivas, cerca de 3 mil alunos serão beneficiados e poderão usufruir as novas instalações. Nesta fase final são executadas trocas de instalações elétricas e instalados novos equipamentos, além de cobertura de quadra, correção de piso e reparos em arquibancadas e escadas. A previsão é que os serviços sejam finalizados até novembro. Até o momento, já foram concluídos 85% dos trabalhos.

 

* Com informações da Novacap