10/10/2019 às 12:20, atualizado em 10/10/2019 às 12:50

Trabalhos de limpeza urbana são normalizados

Após reunião entre trabalhadores, sindicato, SLU e empresas contratadas, ficou decidido que haverá novos contratos e cancelamentos de avisos de dispensa

Por Agência Brasília *

Os trabalhadores de limpeza urbana que impediram o início das operações nesta quarta-feira (10) pela manhã encerraram o movimento depois de reunião entre a direção do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), as três empresas contratadas para executar os serviços e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Urbana (Sindlurb).

Ficou decidido que as empresas vão contratar e/ou cancelar avisos de dispensa de cem trabalhadores, visando diminuir o impacto da redução de postos de trabalho nos novos contratos.

Em função da modernização e mudanças no modelo de prestação de serviços, já haviam sido contratados 814 trabalhadores; 882 garis haviam sido dispensados. Com a manutenção de cem trabalhadores pelas empresas, houve um aumento nos postos de trabalho.

Além disso, as empresas assumiram o compromisso de contratar preferencialmente os trabalhadores indicados pelo Sindlurb nos casos de rotatividade de mão de obra. As negociações continuam ao longo da semana.

* Com informações do SLU