11/10/2019 às 11:15, atualizado em 11/10/2019 às 13:05

Eventos especiais mudam trânsito em vias do DF

Detran e PMDF farão operações especiais a partir da noite desta sexta-feira (11), em função de programações que envolvem grande movimento da população

Por Agência Brasília *

Na altura da Catedral de Brasília, estacionamentos e circulação de veículos estarão interditados durante as solenidades alusivas a Nossa Senhora Aparecida | Foto: Tony Winston / Agência Brasília

Em função de eventos que envolvem grande movimento da população, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará intervenções no trânsito neste fim de semana, no Plano Piloto e no Riacho Fundo I. As alterações, dentre as quais algumas começam na noite desta sexta-feira (11), serão feitas no sábado (12) e no domingo (13). Acompanhe, abaixo, os locais e horários em que estarão alteradas as condições de circulação de veículos.

Esplanada dos Ministérios

Já na noite desta sexta-feira (11), estarão interditados todos os estacionamentos da Catedral de Brasília, inclusive os da Cúria, em função da solenidade religiosa de Nossa Senhora Aparecida, programada para sábado (12). Para permitir a montagem da estrutura do evento, os estacionamentos permanecerão fechados até as 22h de sábado.

Nas vias S1 e N1, o trânsito de veículos ocorrerá apenas nas três faixas da direita, ficando as outras três – próximas ao canteiro central – destinadas aos pedestres. As ligações entre elas, no quadrante em frente à Catedral, também ficarão fechadas.

A partir das 18h de sábado, durante a procissão, os agentes farão o bloqueio das vias S1 e N1 no quadrante em frente à catedral, desviando o trânsito da S1 para a L2 Sul e da L2 Sul para o Buraco do Tatu, além de bloquear os acessos à N1 pela L4. Os veículos estacionados nos ministérios também não poderão acessar a N1 durante a procissão.

Estádio Nacional

Também nessa área, as intervenções terão início na noite desta sexta-feira (11), quando será isolada a área de estacionamento localizada às margens da N1, próximo às entradas do Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha). O local só será liberado no sábado, a partir das 15h, para o acesso de táxis e transportes por aplicativo.

 Das 14h de sábado às 5h de domingo, os agentes do Detran montarão um esquema de trânsito especial para facilitar a chegada e saída do público que participará do Festeja e do Buteco do Gusttavo Lima, eventos programados para o complexo do Mané Garrincha.

Os motoristas devem ficar atentos às travessias de pedestres que serão instaladas nas vias S2 e S1 (próximo à Funarte), na N1 (próximo ao Planetário e à Feira da Torre) e na via do contorno do estádio (na altura da rotatória).

As opções de estacionamento serão em volta do estádio e do Ginásio Nilson Nelson, no Parque da Cidade, no Setor Hoteleiro Norte e no Palácio do Buriti. Além das operações para coibir direção sob influência do álcool, o Detran atuará com equipes em patrulhamento, utilizando guincho e empilhadeira para evitar estacionamentos irregulares que prejudiquem a fluidez de veículos ou a passagem de pedestres.

Parque da Cidade

Na manhã de domingo (13), a partir das 6h30, o trânsito no Parque da Cidade ficará em sentido único anti-horário, em razão da Corrida de Rua Circuito Banco do Brasil, que terá como local de largada e chegada o Estacionamento nº 9. A entrada do parque pela Via S1 ficará fechada, assim como as rotatórias que ficam na altura das quadras 913 e 911 Sul.

Riacho Fundo I

No domingo, a Corrida de Reis Etapa Riacho Fundo I movimenta o Riacho Fundo I, com largada e chegada em frente ao centro olímpico. A partir das 6h30, os agentes fecharão o trecho da Avenida Sucupira entre o centro olímpico e o acesso à Avenida Cedro. Os veículos que vierem pela Avenida Sucupira serão desviados pela QS 14 na antes do centro olímpico e pela QS 2, na altura do fórum. O percurso vai até a rotatória de acesso à EPNB, próximo ao Setor Placa da Mercedes (Núcleo Bandeirante) e retorna ao ponto de partida.

Eixo Monumental

Também na manhã de domingo, a GFBrasília, uma prova de ciclismo com percursos de 90 e 125 km, causará intervenções das 5h às 12h, quando estrão fechadas as vias JK (incluindo a Ponte JK) e N1, na altura do 1º BGM até o acesso à L2 Norte.

A largada será na Via N1, próximo ao Museu da no República, sentido Catedral Rainha da Paz. O planejamento e o controle do trânsito para esse evento estarão a cargo da Polícia Militar. Também estão previstos desvios e intervenções pontuais durante todo o percurso, que será acompanhado por batedores da PMDF.

Devido ao fechamento da via de acesso à Ponte JK, participantes do Método CIS 208, evento a ser realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), deverão utilizar a via principal do Setor de Clubes Sul (SCS).

* Com informações do Detran-DF