12/10/2019 às 17:01, atualizado em 12/10/2019 às 17:04

Festa com 1,7 mil pessoas marca fim da Vem Brincar Comigo

Várias atrações gratuitas fizeram lotar o Parque da Cidade neste sábado (12). Espaço equestre, feira de adoção de pets e muita música foram os destaques

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília

A Polícia Militar do Distrito Federal estima que pelo menos 1,7 mil pessoas, grande parte meninos e meninas, foram ao Estacionamento 12 do Parque da Cidade Sarah Kubitscheck neste sábado (12) para o encerramento da campanha do GDF Vem Brincar Comigo. Também, pudera: tinha atração para todos os gostos. Da banda de música do Corpo de Bombeiros Militar, que executou músicas populares infantis, à bateria da Aruc.

O objetivo da festa foi promover atividades lúdicas – do lazer à sociabilidade educativa – para as crianças. A campanha, organizada pela primeira-dama, Mayara Noronha, arrecadou mais de 30 mil itens, entre brinquedos e livros infantis, que serão doados a mais de 140 instituições de todas as regiões administrativas.

Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

E não foram apenas os moradores de Brasília que aproveitaram o dia ensolarado do feriado dedicado à garotada. A aposentada Cleuza Borges, 73 anos, de São Luís (Maranhão), estava no parque com toda família. 

Ela conta que alugou uma casa para passar o fim de semana na capital. “Amo Brasília. Viemos exclusivamente para a festa e vamos passar o dia todo aqui”, confessou, acompanhada das netas Sofia, 10 anos, e Lara, 7, que se divertiram com as brincadeiras dos palhaços e dos malabaristas, com suas pernas de pau, durante apresentações no palco montado na área central do evento.

Instalada na capital há apenas quatro meses, a bancária Cristiane Amaral veio do Rio de Janeiro foi à festa com as duas filhas. “Tudo muito bem organizado. Só lamento ter chegada atrasada. As crianças aproveitaram os brinquedos, mas perdemos muita coisa. Mas não tem problema: ano que vem estaremos aqui, com certeza!”, disse.

Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

No palco, estavam várias autoridades –  como o vice-governador Paco Britto, com a esposa Ana Paula Hoff. Paco representou o governador Ibaneis Rocha. Ele  agradeceu o trabalho, o empenho e a parceria das equipes de todas as secretarias, administrações e órgãos do DF envolvidos na agenda da primeira-dama. “ Essa ação será estável, pois a criança é o futuro da cidade e do país”, ressaltou, indicando que a festa deverá ser realizada todo ano.

O secretário de Governo, José Humberto, parabenizou a iniciativa da primeira-dama e de todas as pessoas envolvidas no projeto, especialmente a equipe de governo que coordenou os trabalhos. 

Também participaram da solenidade os secretários Gustavo Rocha (Justiça e Cidadania); Dilson Resende (Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural); Vanessa Mendonça (Turismo); Léo Bijos (Juventude); administradores regionais; servidores do GDF; entre outros.

Pelo menos seis secretarias de Estado, cinco órgãos públicos do Distrito Federal e um do governo federal desenvolveram atividades para instruir e entreter as crianças, desde o começo do dia. 

O vice-governador e sua esposa percorreram os estandes da festa, que abrigaram oficinas de brinquedos recicláveis e de higiene bucal, brincadeiras populares, jogos desportivos, pinturas, distribuição de pipas, kits de escovação e exposição de efetivos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. 

Paco também visitou uma feira montada no local, onde, entre outras coisas, foi montado um espaço equestre, que fez a alegria da garotada. Guilherme Pereira, 7 anos, foi um dos que se apressou para tirar foto montado no pônei. 

Morador de Planaltina (DF), o garoto estava acompanhado da mãe Maria Cleonissa, que o levou também para visitar o estande onde havia uma feira de adoção de animais. “Ele gosta muito de animais”, justificou.