17/10/19 16:06
Atualizado em 17/10/19 às 16:06

Brasília e Santiago, uma nova rota direta

Voo inaugural da Latam, que começou nesta semana, é o primeiro de três novos trechos que passam a operar ainda este ano

Mais um destino internacional direto passa a fazer parte das rotas aéreas que envolvem a capital federal. Na terça-feira (15), foi realizado o voo inaugural da Latam saindo de Santiago, capital do Chile, para Brasília. Entre os passageiros, destacava-se um grupo de três jornalistas chilenos que embarcaram para conhecer e divulgar as atrações turísticas da cidade.

O passeio foi promovido pela Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com Embratur, Latam e apoio de hotéis, restaurantes e receptivos de Brasília. “É uma cidade única, não imaginava que Brasília fosse assim”, manifestou-se a jornalista Loreto Ignacia, do grupo La Tercera, um dos mais importantes do Chile.

Brasília, 17.10.2019//Jornalistas do Chile participam de um "press tour" em Brasília. Foto Luís Tajes/Setur-DF
Um grupo de jornalistas chilenos viajou no voo inaugural para conhecer e divulgar as atrações de Brasília | Foto: Luís Tajes / Setur

Novos trechos

O voo direto entre Santiago e Brasília é o primeiro de três novos percursos diretos internacionais a entrar em operação depois do anúncio feito em solenidade no Palácio do Buriti, em agosto. Os outros dois trechos que começarão a funcionar até o fim do ano são Lima (Peru) e Assunção (Paraguai), em novembro e dezembro, respectivamente.

A rota Brasília-Santiago-Brasília é operada com aeronaves Airbus A320, que acomodam 174 passageiros em classe Economy. Às terças, quintas e sábados, o voo LA781 decola da capital federal às 20h05 (hora local) e pousa em Santiago à 0h25 (hora local) do dia seguinte. Nos mesmos dias, o voo LA780 sai de Santiago às 13h55 (hora local) e pousa em Brasília às 18h15 (hora local).

Conhecendo Brasília

A viagem dos jornalistas não teve custos para a Setur, cuja ação consistiu em elaborar um roteiro e apresentar a proposta para empresas do trade turístico. “A experiência que se vive em nossa cidade, por meio de um roteiro profissional e atraente, é inesquecível”, ressaltou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

Já está sendo estudada a vinda de outros grupos de imprensa do Chile, Peru e Paraguai, para promover a capital brasileira. Até o final dessa semana, um jornalista do The Guardian, da Inglaterra, também desembarcará em Brasília. Na semana passada, o jornal Clarín, maior conglomerado de comunicação da Argentina, publicou uma reportagem sobre o potencial turístico da capital brasileira no portal e no jornal impresso.

* Com informações da Setur