17/10/2019 às 13:39, atualizado em 17/10/2019 às 15:10

Recuperação do Hospital de Ceilândia está quase concluída

Com empenho da Secretaria de Saúde, as obras seguem em ritmo acelerado, sem prejudicar o atendimento

Por Agência Brasília *

Mais de R$ 4 milhões foram reservados para melhorar o HRC e demais unidades de saúde de Ceilândia | Foto: Breno Esaki / Agência Brasília

O trabalho de recuperação estrutural do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) já apresenta os primeiros resultados. No início desta semana, a unidade foi afetada por vazamentos de água que desencadearam um plano de contingência por parte da Secretaria de Saúde (SES).

O incidente foi ocasionado pelo rompimento da tubulação durante as obras de revitalização pelas quais o HRC está passando. Diferentemente do que ocorria nas gestões anteriores, as manutenções prediais foram iniciadas neste ano para renovar as estruturas antigas dessa unidade e de outros dez hospitais da rede pública de saúde.

Equipes da SES vêm se esforçando para concluir, o mais breve possível, a manutenção da área afetada e de todo o hospital. A tubulação rompida já foi substituída, e as telhas e a estrutura de madeira que dão suporte ao telhado também já foram trocadas.

Recuperação

“De forma rápida, a pasta iniciou uma ampla operação de manutenção no local, o que possibilitou a retomada dos serviços e o trabalho de recuperação da estrutura”, relata o superintendente-substituto da Região de Saúde Oeste, Lucimir Henrique Maia. “Não estamos medindo esforços. A ala que sofreu danos está com 30% da estrutura recuperada.”

A reforma, assegura Maia, vai proporcionar conforto aos pacientes e, além disso, prevenir problemas durante as chuvas que se aproximam. “O telhado do HRC nunca passou por uma manutenção geral, apenas consertos pontuais; como temos uma estrutura de 38 anos, há vários problemas sendo corrigidos”, destaca.

O atendimento, desde o ocorrido na enfermaria cirúrgica, não foi interrompido. “O centro cirúrgico está operando e as demandas espontâneas sendo atendidas”, informa o diretor do HRC, Amilton Pereira Bueno. “Em breve, a estrutura da ala afetada estará totalmente recuperada, retomando o uso de toda a estrutura”.

Investimentos

 Mais de R$ 4 milhões foram reservados para melhorar o hospital e demais unidades de saúde de Ceilândia, por meio de um contrato de manutenção emergencial assinado pela SES no fim de julho. Entre as prioridades estão as revitalizações iniciadas nos banheiros, telhados e no refeitório.

Até o momento, estão concluídas a troca da rede elétrica nos setores de endoscopia, ortopedia e odontologia. Também foram substituídas as lâmpadas no centro obstétrico, na UTI neonatal e adulta, nos leitos e nas clínicas médicas, ortopédica e cirúrgica. Encontra-se em andamento a revitalização do refeitório, com 95% dos trabalhos concluídos, após a troca do piso e da rede elétrica.

* Com informações da SES