18/10/2019 às 13:55, atualizado em 18/10/2019 às 18:05

GDF Presente chega ao Paranoá Parque

Além de reforço na limpeza e pequenos reparos de infraestrutura urbana, programa inova com ações estratégicas de prevenção à dengue

Por Renata Moura, da Agência Brasília

Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Caminhões, tratores, viaturas da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros estacionados na entrada do Paranoá Parque, nesta manhã de sexta-feira (18), chamaram a atenção dos moradores. Os equipamentos e cerca de 300 servidores vão auxiliar nas ações do GDF Presente, que vai atuar no bairro até a próxima quinta-feira (24/10).

Além do reforço na limpeza local, recolhimento de entulho e pintura de sinalizações, desta vez, o programa inova levando à comunidade ações educativas de prevenção à dengue. “Equipes da Vigilância Ambiental vão visitar cada família explicando a importância da prevenção e identificando possíveis focos. Depois, vamos passar recolhendo os entulhos”, explica o administrador do Paranoá, Sérgio Damaceno.

Segundo ele, a iniciativa faz parte do plano de manejo ambiental para toda a região e servirá de modelo para outras cidades. “É uma iniciativa muito importante porque com ela poderemos salvar vidas”, elogiou Damasceno.

O coordenador da Região Leste do GDF Presente, Júnior Carvalho, destacou ainda que, além do recolhimento de entulhos e inservíveis, também estão previstos serviços de roçagem, pintura de meios-fios e faixas de pedestres, além de pequenos reparos de infraestrutura urbana.

Na programação há ainda a revitalização de um parquinho infantil na quadra 3, conjunto 3; e a construção de um campo de futebol na quadra 2, conjunto 4. “Também teremos operação tapa-buraco e a limpeza de bocas de lobo”, detalhou Júnior.

Equipamentos

Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

O Paranoá Parque enfrenta problemas estruturais desde a sua criação em 2014. Sem postos de saúde, escolas ou delegacias, a comunidade de pouco mais de 18 mil habitantes enfrenta dificuldades diárias.

Durante o lançamento das atividades do GDF Presente, o secretário de Governo, José Humberto Pires, enumerou os planos do executivo para o local. “Já licitamos uma unidade básica de saúde na quadra 2, que deve ficar pronta no próximo ano. Estamos concluindo o projeto de dois centros educacionais e também já conseguimos o local para a construção da UPA”, detalhou.

Pires disse ainda que o governo está preocupado com a situação das famílias. “Sei que não está fácil a situação de vocês, mas peço paciência porque vamos resolver tudo. Mas não dá para fazer tudo de uma única vez”. Segundo Pires, o governo também está à procura de uma área para a construção de uma creche.

Segurança

A pedido da comunidade do Paranoá Parque, o governo também vai reforçar a segurança no local. Para isto, as polícias civil e miliar estão trabalhando juntas num plano integrado de combate à criminalidade. “Não podemos detalhar muito para não comprometer as operações. Mas a população vai sentir uma presença maior da polícia”, afirmou o administrador.

Segundo ele, haverá reforço no patrulhamento ostensivo das quadras e ações repreensivas, principalmente de combate ao tráfico de drogas e assaltos. “A gente fica animado com tudo isto”, afirma a dona de casa, Hulda Silva. “Saber que o governo vai agir, dá esperança de que a vida vai melhorar”.

O reforço na segurança também deixou Josivânia Emetino, mãe do pequeno Arthur, 3 anos, contente. “As pessoas “sobem” para a parada às 9h e são assaltadas. Saber que os policiais vão circular mais vai intimidar os bandidos e isto é muito importante”, afirmou.

O comerciante Bruno Henrique Martins, que mora no Paranoá Parque há 3 anos, tem esperanças de que a realidade mude no local. “A violência tomou conta de tudo por aqui. Espero que a presença policial mude essa realidade”.