18/10/2019 às 15:38, atualizado em 18/10/2019 às 15:43

Secretaria de Saúde é homenageada em festival internacional de cinema

Festival Pequeno Cineasta premia trabalhos que estimulam a produção audiovisual

Por Agência Brasília *

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) é a homenageada da oitava edição do Festival Internacional de Cinema Pequeno Cineasta (FIPC), em reconhecimento à realização do Festival de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal, que está em sua quinta edição. O troféu será entregue no dia 20 de outubro, na cerimônia de encerramento do FIPC, no Rio de Janeiro.

“O festival internacional dá visibilidade à produção autoral e ao protagonismo de nossos estudantes, além de oportunizar a troca de experiências entre os envolvidos nas atividades de formação para a aprendizagem da linguagem audiovisual”, destaca Gleison Cardoso, que está à frente da Gerência de Produção e Difusão de Mídias Pedagógicas da SEEDF e irá receber o troféu em nome da secretaria.

Pequeno cineasta

O Festival Internacional de Cinema Pequeno Cineasta foi idealizado pela atriz e produtora Daniela Gracindo. Realizada anualmente desde 2010, na capital fluminense, a premiação nasceu com o propósito de dar a jovens e crianças a oportunidade de se expressar livremente por meio da linguagem cinematográfica. A ideia é estimular o pensamento crítico e a sensibilização para a sétima arte e a realidade que os rodeia.

O evento oferece ainda um panorama da produção cinematográfica de jovens cineastas, de 8 a 17 anos, de todo o mundo. A mostra deste ano começou em 2 de outubro.

Entre os cerca de 350 filmes inscritos estão sendo exibidos, no total, 100 curtas do Brasil e de mais 19 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Venezuela, Colômbia, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Geórgia, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Portugal, Índia, Sérvia, China e Uruguai.

A mostra competitiva conta com 40 produções, concorrentes nas categorias nacional e internacional (criança e jovem). Os vencedores na escolha do público e do júri oficial serão anunciados em 20 de outubro, no Museu do Meio Ambiente, e levarão para casa o troféu Pequeno Cineasta, além de uma claquete profissional da Kodak.